null O papel transformador da monitoria acadêmica na experiência de aprendizado

Seg, 29 Janeiro 2024 17:12

O papel transformador da monitoria acadêmica na experiência de aprendizado

Alunos-monitores, novatos e veteranos, relatam suas experiências e expectativas para o semestre 2024.1


O Programa de Monitoria Acadêmica enriquece a experiência dos alunos na universidade, auxiliando-os no desenvolvimento de competências e incentivando o processo ensino-aprendizagem (Foto: Ares Soares)
O Programa de Monitoria Acadêmica enriquece a experiência dos alunos na universidade, auxiliando-os no desenvolvimento de competências e incentivando o processo ensino-aprendizagem (Foto: Ares Soares)

Ensinar e aprender é uma das máximas da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. Seja por meio de pesquisas, estágios, grupos de estudo ou projetos de extensão, os alunos têm a seu dispor uma grande variedade de oportunidades voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Dentre elas, uma das mais transformadoras é o Programa de Monitoria Acadêmica.

A monitoria, enquanto método de ensino-aprendizagem com grande aprofundamento, permite que os estudantes deem os primeiros passos na pesquisa científica, além de representar, muitas vezes, o primeiro contato deles com a docência. A iniciativa é também a oportunidade ideal para que os acadêmicos tenham mais contato com as áreas específicas dentro da profissão escolhida, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

O Programa de Monitoria Acadêmica proporciona aos participantes a possibilidade de aprimorar o currículo, desenvolver competências técnicas e teóricas em sua área de atuação e fortalecer relações interpessoais.

Para o semestre de 2024.1, os quatro Centros de Ciência da Unifor realizaram a seleção de estudantes para o programa, e os monitores aprovados, novos e veteranos, falam sobre suas expectativas para este novo ciclo. Confira os relatos a seguir.

Desenvolvendo uma voz ativa

Eduardo Correia Eulálio está prestes a iniciar o 5º semestre do curso de Medicina da Unifor e já começará em grande estilo: como monitor voluntário do Laboratório Morfofuncional, na disciplina de Linhas de Cuidado II.

Ele conta que a disciplina chamou sua atenção sobretudo pelo estudo da patologia, pois sua ciência fundamenta as bases para o estudo de doenças em todas as especialidades médicas, configurando-se como um campo rico de aprendizagem.


“A escolha pela monitoria representa um grande aprendizado ao significar uma oportunidade de aproximar-se à docência, permitindo que o estudante desenvolva uma voz cada vez mais ativa no processo de aprendizagem e instigando a vontade de aprender e repassar conhecimento acerca do que amamos estudar todos os dias.”Eduardo Correia, aluno do curso de Medicina

Um novo olhar

Julia Aderaldo Miranda não tinha muitas informações sobre o programa quando se candidatou pela primeira vez. Seu principal objetivo era agregar algo no currículo e aproveitar o que a Unifor tem a oferecer. Entretanto, bastou o semestre começar para perceber o que era esperado dela enquanto monitora – e se apaixonar pelo processo. 

Monitora de Estágio Básico 1, a aluna do 5º semestre do curso de Psicologia relembra que, no início, se sentiu insegura ao assumir uma nova posição em sala de aula. Mas, à medida que o tempo foi passando, a monitoria a ajudou a construir confiança e autonomia, aspectos necessários para uma vida acadêmica e profissional exitosa.


“Não só você tem experiência com a docência, como também a monitoria te possibilita ter uma nova visão enquanto aluno. No meu caso, que tinha acabado de concluir o ensino médio, a monitoria me ajudou muito a amadurecer como futura profissional, aluna e pessoa. Retornar a uma disciplina com outro papel te permite ter um novo olhar e se aprofundar naquilo, além de relembrar o que já passou.”Julia Miranda, aluna do curso de Psicologia

Abrindo portas

Desde o início de sua trajetória universitária, Ana Beatriz Lima Ferreira quis participar do Programa de Monitoria Acadêmica da Unifor. Aluna do 3º semestre do curso de Engenharia de Produção, ela finalmente poderá realizar esse desejo e revela que tem muitas expectativas. 

“Escolhi ser monitora da disciplina de Modelagem e Simulação do Mundo Físico porque, desde que ingressei na graduação, tive uma afinidade com cálculo fora do normal. Até hoje é uma das minhas cadeiras favoritas e eu sempre senti muito gosto em estudar os assuntos desta matéria”, explica a estudante.


Ana Beatriz Lima Ferreira participará do programa pela primeira vez em 2024 (Foto: Arquivo pessoal)

Ana Beatriz diz ainda que, por meio da monitoria, espera conseguir se enturmar mais em seu curso, além de poder ajudar outros alunos, seja com dificuldades em algum assunto específico ou na gestão de tempo para estudar. “Espero também que essa oportunidade me abra muitas outras portas e que eu possa cumprir minhas obrigações como monitora”, pontua.

Um programa engrandecedor

Ao ingressar na Universidade, Aaron Matheus Moura já sabia que se identificava com a carreira na docência. Assim, era apenas natural que o aluno do curso de Direito encontrasse no Programa de Monitoria Acadêmica uma oportunidade fantástica para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à uma melhor formação como jurista e docente. 

O estudante se inscreveu no final do segundo semestre da graduação e não parou mais. “Já estou no nono período e o entusiasmo continua o mesmo. É uma experiência verdadeiramente apaixonante, que tem me permitido aprofundar nas matérias de que fui monitor e conhecer mais de perto a dinâmica da docência, me possibilitando uma melhor preparação para a carreira acadêmica e para os desafios da vida profissional”, afirma. 

Aaron já foi monitor das disciplinas de Direito Constitucional (I e II) e Direito Administrativo II. Para 2024.1, escolheu a monitoria em Direito Constitucional III por ser sua disciplina favorita e englobar o ramo jurídico que mais se intercala com uma formação humanística. A cadeira também possibilita unir teoria à prática para aprender, discutir e elaborar peças processuais, já visando os concursos de advocacia pública que pretende prestar ao lado da docência.

“Apesar de ser mais associado ao ensino, o Programa de Monitoria abarca o tripé universitário como um todo (ensino, pesquisa e extensão). Além de apresentar um trabalho científico no Encontro de Iniciação à Docência, são ofertados cursos de extensão nas diversas áreas do conhecimento, aumentando ainda mais o leque de competências e habilidades que é possível obter como monitor. A Unifor fornece um suporte incrível e eu só tenho a agradecer por propiciar aos alunos um programa tão engrandecedor.”Aaron Matheus Moura, aluno do curso de Direito