null Curso de Direito abre seleção para voluntários da extensão Cejusc-Unifor

Sex, 3 Fevereiro 2023 16:55

Curso de Direito abre seleção para voluntários da extensão Cejusc-Unifor

Para participar do processo seletivo, os interessados devem estar regularmente matriculados na graduação. As inscrições acontecem até dia 10 de fevereiro

Pela extensão Cejusc-Unifor, os cidadãos podem solucionar seus conflitos, por meio da mediação ou conciliação, nas mais diversas situações conflitivas, com destaque para os acordos de divórcio e pensão alimentícia (Foto: Ares Soares)

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, divulga processo seletivo para voluntários na Extensão Cejusc-Unifor, do Escritório de Prática Jurídica (EPJ), durante o semestre 2023.1. As inscrições estão abertas até 10 de fevereiro e devem ser realizadas por meio deste link. Estão sendo ofertadas, ao total, 39 vagas, contando com formação de cadastro de reserva.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem estar regularmente matriculados no curso de Direito da Unifor. Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve indicar sua sugestão de lotação (dia e horário), dentre os disponíveis. Entretanto, sua lotação obedecerá a necessidade do setor. A participação na extensão acontecerá durante o semestre letivo, com carga horária de quatro horas semanais, a serem fixadas de acordo com a necessidade do Cejusc-Unifor.

As atividades não serão remuneradas, caracterizando-se enquanto atividade voluntária, mas poderão ser validadas como atividade complementar. Entre as ações realizadas pelo voluntário estão: dar suporte ao professor-orientador; fazer relatos por escrito ao final de cada caso; realizar mediações e conciliações sob orientação do professor e redigir, de forma clara, precisa e completa, os termos de acordo e a respectiva petição, no prazo estabelecido pelo professor-orientador.

Os candidatos inscritos deverão participar, obrigatoriamente, do curso de capacitação, no dia 14 de fevereiro. A divulgação do local e horário acontecerá por meio de convocação via torpedo, no Unifor Online.

+Clique aqui e acesse o Edital de Seleção para mais informações

Calendário de inscrição

• 1º a 10 de fevereiro: Período de Inscrição
  • 13 de fevereiro: Divulgação das Inscrições deferidas e do Curso Preparatório
  • 14 de fevereiro: Curso Preparatório (presença obrigatória) das 14hs às 16h
  • 15 de fevereiro a 20 de junho: Início e encerramento das atividades dos alunos no Núcleo

Sobre a Extensão Cejusc-Unifor

A compreensão de acesso à justiça adotada pelo curso de Direito da Unifor não se resume à tradicional definição de acesso à prestação jurisdicional. Por isso, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Extensão Cejusc – Unifor) foi criado para que os acadêmicos realizem mediações e conciliações de conflitos. Na Extensão Cejusc-Unifor, eles vivenciam a prática pré-processual, com o encaminhamento dos acordos ao Judiciário para homologação.

Implementada por meio de convênio firmado com o Tribunal de Justiça (TJ-CE), a extensão Cejusc-Unifor possibilita aos alunos vivenciar as mais diversas espécies de solução extrajudicial de disputas, tais como conciliação e mediação.

O objetivo é solucionar conflitos, primando pela efetividade dos acordos, de modo a contribuir para a pacificação social. Assim, se constitui ação de responsabilidade social do curso de Direito, por meio da propagação do senso de cidadania e da prática das mais variadas atividades relacionadas ao Direito, assim como viabiliza o acesso à justiça.

Inscrições para voluntários de extensão Cejusc-Unifor
Data: até 10 de fevereiro
Curso preparatório: 14 de fevereiro
Clique aqui e se inscreva!