null Docente da Unifor promove evento online sobre inovação e desempenho de instituições privadas

O professor e doutor Sérgio Forte comentará sobre as situações enfrentadas por instituições de ensino superior durante a pandemia

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), existem 2.456 Instituições de Ensino Superior no Brasil, sendo 2.143 privadas (Foto: Getty Images)

Sergio Forte, doutor e professor titular da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, comandará a live "Inovação e Desempenho nas Instituições Privadas no Brasil" no dia 23 de março, das 16h às 18h. Na ocasião, serão debatidos os caminhos que as instituições de ensino superior tiveram que seguir para amenizar a crise e se manterem firmes no mercado.

O tema da live é fruto do projeto de pesquisa do Edital 50/2021 – Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa, da Vice-Reitoria de Pesquisa da Unifor. Além de Sérgio, os demais membros da equipe do projeto também estarão presentes no evento online. A ocasião, voltada para professores, coordenadores e gestores, acontece via Google Meet, e o link pode ser acessado clicando aqui. A TV Unifor também transmitirá a live

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), existem 2.456 Instituições de Ensino Superior no Brasil, sendo 2.143 privadas. Esses números evidenciam a importância de entender sobre o mercado da área e as estratégias tomadas durante a crise causada pela pandemia da Covid-19, além de saber quais devem ser seguidas nos próximos anos.

Dado o atual contexto tecnológico em que os alunos estão imersos, as instituições de ensino superior vêm mudando a forma de lidar com o ensino, pesquisa e extensão. Dentro dessa perspectiva, as instituições de ensino se deparam com um novo método de concorrência em decorrência do cenário epidemiológico dos últimos anos.

“A pesquisa vem experimentando novas formas metodológicas e requer inovações. A internacionalização é uma moeda imprescindível para a formação de redes em ensino e pesquisa. O mundo pós-pandemia mudou as coisas. As IES têm também que se preocupar com a inserção de seus egressos no mercado, e têm que ser mais flexíveis, orgânicas e sustentáveis, com missão social e ambiental“, comenta o professor Sérgio Forte sobre a importância do tema tratado no evento.

Sobre Sergio Forte

(Foto: Ares Soares)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre e doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (FGV SP). É docente da Universidade de Fortaleza desde 1996, lotado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e no Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor.

É professor, pesquisador e consultor na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, Cenários, Governança Corporativa, Negócios Internacionais, Empreendedorismo e Métodos de Pesquisa. Foi coordenador da Área de Gestão Internacional da Anpad de 2006 a 2009; coordenador do PPGA de 2015 a 2017; e coordenador do Tema Estratégia Corporativa e Stakeholders do Semead da Universidade Federal de São Paulo (USP), de 2014 a 2018.

É membro de comitê, coordenador de temas e parecerista de eventos de destaque na área como o Enanpad e Semead e atua como parecerista de principais periódicos nacionais qualificados pela Capes. É líder do tema Estratégia e Projetos da Anpad (Enanpad e 3E) e do Emprad (USP). Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Avançados e Aplicados de Estratégia – ESAE no PPGA da Unifor. Coordenador do Mestrado Interinstitucional em Administração Unifor/Ciesa.

Live "Inovação e Desempenho nas Instituições Privadas no Brasil"
Data: 23 de março de 2023
Link do Google Meet: http://meet.google.com/odd-qmfa-jkh