null Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz visitam a Unifor

Qua, 5 Abril 2023 16:12

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz visitam a Unifor

Membros do Instituto Tecnológico em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) conheceram instalações de inovação do Núcleo de Biologia Experimental da Universidade de Fortaleza

A visita foi um passo importante para que a Unifor possa estabelecer futuras parcerias com esse importante setor da Fiocruz (Foto: Arquivo Pessoal)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é uma grande entusiasta da inovação e tecnologia, e seu espaço acadêmico atrai outras instituições que visam estreitar laços nessas áreas. Dentro dessa perspectiva, a Unifor recebeu a visita do Instituto Tecnológico em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A visita tinha como objetivo mostrar a infraestrutura laboratorial do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), assim como compreender as competências estabelecidas e linhas de pesquisa para possíveis parcerias na área da pesquisa e desenvolvimento biotecnológico.

Estiveram presentes na ocasião representando a Bio-Manguinhos, o vice-diretor de desenvolvimento tecnológico (DT), Sotiris Missailidis, o gerente do programa de DT biofármacos, Hugo Defendi; e Anna Erika Vieira, gerente de projeto. Os professores pesquisadores do Nubex, Angelo Roncalli, Ramon Raposo, Leonardo Tondello, Louhanna Teixeira e Cristina Moreira (diretora do núcleo) representaram a Unifor e mediaram a visita.

Representantes da Bio-Manguinhos conhecendo o laboratório de Embriologia e Cultivo Celular (Foto: Arquivo Pessoal)

Na oportunidade, a equipe do instituto pôde conhecer os Laboratórios de Biologia Molecular e o de Embriologia, que fazem parte da Unidade Estratégica de Biologia Molecular e do Desenvolvimento; o Laboratório de Prospecção de Fármacos e Desenvolvimento de Medicamentos e o Laboratório de Bioquímica Espectrometria de Massas, da Unidade Estratégica de Biologia Estrutural e Funcional.

Os visitantes conheceram ainda o Laboratório Zebrafish, setor de experimentação animal, e o Laboratório de Cultura de Células, integrantes da Unidade Estratégica de Experimentação in vivo e in vitro; os presentes foram levados ao Laboratórios de habilidades e simulação em cirurgia, da Unidade Estratégica de Habilidades Cirúrgicas; ao Laboratório de Biossegurança NBA3 e ao Laboratório de NB3, que fazem parte da Unidade Estratégica Bioagentes Patogênicos.

Sobre o Nubex

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) é um espaço de excelência da Universidade de Fortaleza, dada toda a sua instalação de alto nível. O núcleo tem capacidade de realizar pesquisas na área da saúde, com projetos relacionados ao desenvolvimento e caracterização de novos biofármacos e biossimilares, descoberta de novas proteínas e outras moléculas bioativas com potência terapêutico.

Além disso, o espaço possui capacidade para desenvolver sistemas inovadores de liberação de fármacos, ensaios in vitro e in vivo com nível 3 de biossegurança, ensaios de toxicidade e ensaios não-clínicos, ensaios in vivo utilizando modelo animal; entre outros.