Conheça a Biblioteca Digital da Unifor

A Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza oferece produtos e serviços voltados para a comunidade acadêmica, a fim de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem e produção científica. Entre essas possibilidades de acesso ao conhecimento, está a biblioteca digital, uma ferramenta tecnológica que torna possível o acesso aos seus mais variados conteúdos e recursos, de maneira remota, ampliando a relação já existente entre a biblioteca física e seus usuários.

Na biblioteca digital, é possível encontrar diversos tipos de materiais como textos, áudios, imagens e vídeos, que podem ser acessados por meio de dispositivos móveis ou pelo computador. As plataformas disponíveis, em geral, oferecem ferramentas que tornam os estudos mais dinâmicos, como realce de texto, marcação de página, impressão, leitura em voz alta, modo noturno, downloads de artigos, facilitando, assim,  a recuperação de trechos lidos e poupando o tempo de pesquisa.

Você pode acessar a Biblioteca Digital através da Busca Integrada e Busca Integrada de Periódicos, disponíveis no menu Biblioteca do seu Unifor Online e Unifor Mobile.

Livros Digitais

Cambridge: títulos em inglês nas áreas de ciências médicas, ciências sociais, ciências humanas e tecnologia.
Lectio : títulos em língua portuguesa das editoras E-papers, Senac, Atheneu e Zahar.
Minha Biblioteca: títulos digitais em português das mais diversas áreas. A plataforma é prática, intuitiva e completa, contendo as editoras: Cengage, Cortez, Atlas, Saraiva, Artes Médicas, Artmed, Bookman, Forense, LTC, McGrawhill, Manole, Método, etc.

Periódicos Digitais

Portal Ebsco Host: com diversas bases de dados de conteúdo multidisciplinar, que possibilita a rápida pesquisa, visualização e download de artigos de periódicos científicos e acadêmicos.
Portal de Periódicos Capes: com conteúdo multidisciplinar de periódicos com texto completo, bases referenciais, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatística e conteúdos audiovisuais.
Revista dos Tribunais: plataforma de conteúdo jurídico, com documentos de doutrina, jurisprudência e legislação.

Bases de Dados

Vlex:  voltada para a área jurídica que disponibiliza conteúdos atualizados,engloba livros, artigos científicos, legislações, jornais, acórdãos e jurisprudência.
MedicinaNET: plataforma com conteúdo médico em português com aulas em vídeo, artigos de revisão e artigos científicos comentados.
Target-Gedweb: plataforma com as normas da ABNT, Regulamentos Técnicos/Portarias do INMETRO); Normas Regulamentadoras do MTE; Resoluções ANEEL; Procedimentos ONS e os Procedimentos ANVISA etc.
Euromonitor Internacional: Base de dados que contempla informações financeiras, econômicas, de mercado e de sustentabilidade.
Primal Pictures: Atlas interativo de anatomia com imagens tridimensionais da anatomia humana.
DynaMed Plus: É uma ferramenta de evidências médicas, para uso no local do tratamento, contém sumários clinicamente organizados e calculadoras médicas.

Para mais informações sobre como acessar a biblioteca digital de aproveitar seus recursos, entre com contato com o Setor de Pesquisa e Treinamento, através do e-mail spt@unifor.br, ou ligue para (85) 3477-3169.

Referência

SAYÃO, Luis Fernando. Afinal, o que é biblioteca digital? Revista USP, São Paulo, n.80, p. 6-17, dezembro/fevereiro 2008-2009. Disponível em: http://eprints.rclis.org/14675/1/biblioteca-digital.pdf. Acesso em: 11 jan. 2021.