null Faça disciplinas em inglês e amplie suas chances de seguir uma carreira internacional

Qua, 24 Janeiro 2024 16:29

Faça disciplinas em inglês e amplie suas chances de seguir uma carreira internacional

Para o semestre 2024.1, a Universidade oferta 28 disciplinas em inglês para seus alunos regulares, bem como para alunos internacionais


Além de possibilitar para seus alunos o exercício do idioma estrangeiro, a iniciativa é crucial para a vinda de estudantes que não possuem proficiência no português (Foto: Getty Images)
Além de possibilitar para seus alunos o exercício do idioma estrangeiro, a iniciativa é crucial para a vinda de estudantes que não possuem proficiência no português (Foto: Getty Images)

Considerado a língua universal, o inglês é o idioma mais falado e estudado no mundo. Com a globalização, ter fluência na língua se tornou imprescindível para quem busca melhores oportunidades profissionais, além de permitir quebrar fronteiras também do ponto de vista da sociabilidade. Cientes disso, a Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - investe continuamente no processo de internacionalização da instituição por meio de diversas iniciativas que buscam formar profissionais capazes de enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais globalizado.

A Unifor foi a primeira universidade do Ceará a ofertar disciplinas em inglês para seus alunos regulares e alunos internacionais. Atualmente, os estudantes têm à disposição 28 disciplinas em inglês, nas quais os conteúdos são ministrados totalmente ou parcialmente na língua inglesa, possibilitando o exercício do idioma estrangeiro sem custo adicional. A maioria são abertas aos alunos de todos os cursos de graduação, outras específicas para alguns centros. Confira abaixo as disciplinas em inglês disponíveis para o semestre 2024.1:

Todos os Centros de Ciências

  • Estratégia Empresarial (Código: A166)*
  • Gestão Ambiental (Código: A178)
  • Negociações Internacionais (Código: A218)
  • Desenvolvimento Pessoal (Código: B176)
  • Teorias Humanistas e Fenomenológicas (Código: B265)
  • Teoria, História e Projeto IV (Código: F094)
  • Negociação Estratégica (Código: G057)
  • Internacionalização de Empresas (Código: G186)
  • Macroeconomia (Código: G187)
  • Direito Empresarial (Código: A119)
  • Direito e Contratos Internacionais (Código: G198)
  • Inglês Básico (Código: G207)
  • Inglês Instrumental (Código: G201)
  • Inglês para Negócios (Código: G206)
  • Responsabilidade Social e Ambiental (Código: G368)
  • Comunicação e Gestão (Código: G494)
  • Inteligência Analítica (Código: G497)
  • Sociedades Contemporâneas Multiculturais (Código: G190)
  • Direito Internacional Público (Código: J543)
  • Direito Ambiental (Código: J583)
  • Direito Internacional Humanitário (Código: J602)
  • Estratégia Empresarial (Código: N725)**
  • Raciocínio Lógico e Algoritmo (Código: T998)
  • Interação Humano-Computador (Código: T163)
  • Arquitetura de Computadores (Código: T196)

Centro de Ciências da Saúde (CCS)

  • Biotecnologia (Código: R690)
  • Análises Farmacêuticas (Código: R735)
  • Implantodontia (Código: S983) - exclusiva para o curso de Odontologia

* ofertada pelo Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG)
** ofertada pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT)

A matrícula para a inclusão de uma ou mais dessas disciplinas pode ser feita por meio do Unifor Online. Na aba de seleção da turma, haverá a indicação da informação “inglês” ao lado do nome do professor responsável. Todas as disciplinas acima também possuem oferta de turmas em português. Caso tenha alguma dificuldade, o aluno pode fazer a inclusão presencialmente no setor Sucesso do Aluno. 

+ Saiba como realizar a matrícula para o semestre 2024.1

Alunos estrangeiros também podem cursar as disciplinas, permitindo que os discentes da Unifor convivam com pessoas de culturas de toda parte do mundo e façam networking a nível internacional, enriquecendo ainda mais a experiência acadêmica. A iniciativa é crucial para a vinda de estudantes que não possuem proficiência no idioma português. Ao longo dos anos, a instituição vem se tornando cada vez mais atrativa para alunos internacionais, recebendo intercambistas das mais variadas nacionalidades e para todos os cursos da Universidade. A cada semestre, dezenas de estudantes chegam ao campus.

Oportunidades internacionais

Ao disponibilizar disciplinas em inglês para os alunos, a Unifor busca oferecer componentes curriculares relevantes para que interessados de todas áreas — sejam elas jurídicas, tecnológicas, da saúde ou de gestão — possam estar aptos a se inserir no contexto internacional.

As disciplinas fazem parte do rol de ofertas relacionado aos programas de Dupla Titulação Internacional. O programa proporciona aos alunos a possibilidade de, uma vez formados pela Unifor, também receberem um diploma de graduação das universidades conveniadas participantes. O programa da Unifor tem parcerias com o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), Deggendorf Institute of Technology (Alemanha), Berlin School of Economics and Law (Alemanha) e Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia).

Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Jornalismo, Comércio Exterior, Marketing (Bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção têm a possibilidade de participarem de um programa de dupla titulação internacional, que tem duração de 1 (um)  ano e programa de estudos fechado.  

Cursar disciplinas em inglês é também um ponto de partida para estudantes que se interessam pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico. Por meio da iniciativa, os alunos podem cursar disciplinas de seus cursos em uma das universidades do exterior com as quais a Unifor tem convênio. São 136 instituições de ensino superior, distribuídas em 29 países. Confira a lista de universidades conveniadas aqui.

Por receber estudantes de outros países que vêm fazer intercâmbio na Universidade, a Unifor possui um programa de integração de alunos. Participando do Buddy Program, os discentes da Unifor podem contribuir na adaptação desses alunos à instituição e à cultura brasileira. O programa representa uma excelente oportunidade para os alunos da Unifor trocar experiências, conhecer outras culturas, fazer amizades, desenvolver suas habilidades sociais e praticar uma língua estrangeira. 

Núcleo de Estratégias Internacionais

O setor que faz a gestão do processo de internacionalização da Unifor é o Núcleo de Estratégias Internacionais - NEI (Center for International Strategies), instância articuladora da instituição responsável pelo fomento das relações acadêmico-científicas internacionais. O NEI tem como objetivo maximizar a inserção da Unifor no cenário internacional e fortalecer a interação com instituições do exterior. 

"O Núcleo visa agregar os diversos programas voltados à internacionalização, assegurando o cosmopolitismo das atividades acadêmicas de forma a incentivar docentes e discentes para desenvolverem eventos e publicaçoes internacionais, com pautas instigantes na modalidade presencial e online", explica Gina Pompeu, professora titular do Programa de Mestrado e de Doutorado em Direito da Unifor e coordenadora do NEI. Ela acrescenta ainda que o setor auxilia o processo de acreditação internacional dos diversos cursos de graduação e de pós-graduação e promove a captação de recursos direcionados à mobilidade acadêmica.

Mais informações

Núcleo de Estratégias Internacionais
Assessoria para Assuntos Internacionais (1° andar do prédio da Reitoria)
De segunda a sexta-feira: 8h às 11h30 | 13h30 às 17h30
Tel.: (85) 3477-3127 
E-mail: international@unifor.br