Treino funcional em casa; saiba como praticar durante a quarentena

Para manter a saúde durante o período de quarentena, por conta do coronavírus, é importante seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que incluem medidas como lavar sempre as mãos, usar máscaras protetoras e manter o distanciamento social; mas tão importante quanto essas orientações, é manter o corpo em movimento!

Por essa razão, Flávia Menezes, professora da Academia Unifor, preparou um vídeo especial onde ela ensina a realizar em casa um circuito que mistura exercícios abdominais e funcionais.

Leia também:

A indicação da professora é um circuito de 4 a 5 séries. De exercício para exercício, não deve haver um intervalo muito grande. No máximo, de 40 segundos a 1 minuto; já os exercícios devem durar cerca de 30 segundos cada - sempre respeitando seus limites.

Confira vídeo:

Corrida estacionária

Nesse primeiro exercício, mantenha o abdômen contraído, a coluna reta, elevando os joelhos à frente.

Abdominal remador

Deite no chão, flexione tronco e joelhos ao mesmo tempo. Caso o movimento fique muito difícil para você, deixe os pés apoiados no chão, elevando apenas o tronco. Lembre-se de deixar o abdômen contraído e o queixo longe do peito.

Pule corda

A proposta para a sequência é pular corda; salte durante 30 segundos. Caso você não possua o equipamento em casa, basta simular o movimento.

Abdominal infra

Deite no chão, mantenha os braços ao lado do tronco, eleve as pernas em direção ao tronco, com os joelhos estendidos. Se você não conseguir, apoie os braços na região lombar, mantendo o joelho dobrado, tornando o movimento mais curto.

Polichinelo

Pule, abrindo e fechando pernas e braços, de forma coordenada.

Prancha 4 apoios baixa

Com o rosto voltado para o chão, apoie-se com os braços e as pernas estiradas. Lembre-se de manter o abdômen contraído e o tronco bem alinhado.