Trabalho de Conclusão de Curso: dicas para a elaboração e template editável

O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para a finalização dos cursos de graduação. Sabemos que não é fácil desenvolvê-lo, e que muitos elementos dificultam esse processo. Cansaço físico, mental, e a exigência das normas são exemplos de fatores que contribuem diretamente para a qualidade do trabalho acadêmico, que é  essencial para a pesquisa científica. 

Elencamos alguns passos que podem facilitar sua vida na hora de desenvolver seu trabalho.

  • Escolha do tema

O ideal é você escolher um tema interessante para você, pois as chances de desenvolver um trabalho com uma qualidade melhor é alto. Busque um tema que você goste! Outro ponto importante é pensar em algo útil para o mercado de trabalho.

  •  Orientador

Procure um orientador que seja especialista na área de escolha e que, além disso, possa existir uma boa comunicação entre vocês.

  • Planejamento

Elabore um cronograma com todas as etapas do seu trabalho. Isso vai facilitar sua vida e terá mais tempo de qualidade para todas as tarefas. Planejamento de leitura e comprometimento é fundamental!

  •  Dedique tempo para as pesquisas

Resguardar um tempo generoso para a fundamentação teórica, e para a coleta e análise dos dados é essencial para um trabalho objetivo e coeso. Selecione bem as fontes de informação, leia e releia quantas vezes for necessário para a construção e elaboração de argumentos claros para a sustentação da sua pesquisa.

  •  Respeitar os prazos

Seguir o cronograma de desenvolvimento do trabalho é importante para otimização do tempo de produção. Não deixe para realizar as atividades somente ao final do prazo.

  •  Plágio

Ter conhecimento sobre integridade acadêmica é imprescindível. O conhecimento prévio sobre Direitos autorais pode te ajudar a identificar se está ou não cometendo plágio. Veja mais aqui.

  •  Normas ABNT, APA e Vancouver

Dependendo do padrão de apresentação exigido pelo Centro do seu curso, você irá utilizar determinada norma bibliográfica para normalizar seu trabalho. A Biblioteca Central possui capacitações e orientações individuais e coletivas para tirar dúvidas sobre citações e referências. Entre em contato pelo e-mail: spt@unifor.br.

  •  Faça backup

Faça cópias de segurança para não perder as versões do seu trabalho. Você pode salvar em mídias removíveis (CD-ROM, pen drives, HD externo) ou armazenamento em nuvem, como Google Drive, Dropbox ou Onedrive. O sucesso profissional já se inicia na graduação, por isso se dedique na realização do seu TCC e busque produzir um trabalho de qualidade.

Visando assegurar a qualidade e padronização aos trabalhos, a Biblioteca elaborou um template em formato aberto e editável com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Você deve salvar o arquivo e substituir o conteúdo apresentado pelo trabalho que está elaborando. Clique aqui e baixe o documento.

Matérias relacionadas:

O que é ficha catalográfica?

Como elaborar suas referências de forma fácil

Elementos pré-textuais do trabalho acadêmico: o que diz a NBR 14724:2011

Direitos autorais e Creative Commons

Como escrever corretamente abreviações, abreviaturas e siglas


Lívia Costa - Bibliotecária do Setor de Pesquisa e Treinamento