Objetivo geral
Formar líderes no exercício da função de gestores de organizações comerciais, com capacidade para tomada de decisões gerenciais.
Objetivos específicos
- Despertar uma visão abrangente e integrada da gestão comercial;
- Simular situações para a tomada de decisões na gestão comercial;
- Desenvolver a capacidade de visão estratégica;
- Possibilitar ao aluno o conhecimento necessário para a elaboração de planos de vendas e trade marketing, com foco no resultado.
Público-alvo
Administradores, executivos, empresários e demais profissionais graduados que pretendam dar uma maior consistência à sua formação e ampliar suas competências com foco na gestão comercial.
Coordenação: Raquel Bastos
latosensu@unifor.br
raquelbastos@unifor.br
(85) 3477.3174
(85) 3477.3178
(85) 99654.1759 (WhatsApp)
Bloco B- Sala B08
Raquel Tavares Bastos

Mestre em Artes pelo PPGArtes ICA UFC. Especialista em Design Têxtil pela Faculdade Católica do Ceará. Bacharel em Estilismo e Moda pela UFC. 24 anos de experiência no mercado.
Metodologia do curso
- Ênfase na troca de experiências sobre situações reais;
- Casos orientados para superação de desafios estratégicos e contemporâneos;
- Discussões de problemas complexos;
- Estimulada à diversidade de opiniões, pensamentos, ideias, propostas e modelos.
Diferenciais
MATRIZ CURRICULAR
Módulo 1 - Competências Humanas Transversais
- Autogestão e Gerenciamento de Carreira
Módulo 2 - Integradoras
- Mundo do Trabalho
- ESG
- Diversidade e Inclusão
Módulo 3 - Fundamentos e Estratégias de Marketing Aplicados a Gestão Comercial
- Pesquisa Mercadológica Aplicada à Gestão Comercial
- Ferramentas de Inteligência de Mercado para Gestão Comercial
- Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Marketing de Varejo e Automação Comercial
- Neurovendas e Neurométricas
- Trade Marketing e Gestão do Ponto de Vendas
- Gestão Estratégica de E-commerce
Módulo 4 - Fundamentos da Gestão Comercial
- Gestão de Projetos Estratégicos
- Direito Empresarial
- Administração de Vendas: Custos, Orçamento e Indicadores de Desempenho da Área Comercial
- Gestão e Planejamento de Compras
- Desenho e Gestão da Força de Vendas
- Comunicação e Processo de Feedback
- Planejamento e Meta de Vendas
- Gestão de Operações Comerciais
- Plano Comercial
Professores
Adriana Bezerra do Carmo
- Titulação: Especialista
Alessandra Magna Fernandes
- Titulação: Mestre
André Luís Almeida Dos Santos
- Titulação: Mestre
Bruno de Souza Lessa
- Titulação: Doutor
Danielli Leite Campos Monteiro
- Titulação: Mestre
Delania Santos
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Edson Pereira Portela Neto
- Titulação: Especialista
Fernando Di Chiara
- Titulação: Especialista
Francisco Danillo Benevinuto Cruz
- Titulação: Especialista
José Célio Fialho
- Titulação: Especialista
Magda Helena de Araújo Maia
- Titulação: Doutora
Micael de Azevedo
- Titulação: Especialista
Paulo Roberto Freire Silva
- Titulação: Especialista
Renata Rezende Ferreira Fonteles
- Titulação: Mestre
Roberto de Paula Aguiar
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
AÇÕES DE IMPACTO

Bolsas 50+
Unifor oferece bolsas para pessoas 50+, incentivando o acesso ao ensino superior de qualidade.
Saiba mais
Seguro Educacional
Alunos da Pós têm seguro que cobre até 6 mensalidades em caso de perda de emprego (do aluno ou responsável).
Saiba mais
Central de Carreiras
Vagas de emprego e trainee na maior plataforma de carreiras do mundo
SAIBA MAIS
Desconto na Academia Unifor
Alunos da Pós ganham desconto na academia, com musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física.
Saiba mais











