Objetivo geral
Formar líderes no exercício da função de gestores de organizações comerciais, com capacidade para tomada de decisões gerenciais.
Objetivos específicos
- Despertar nos alunos uma visão abrangente e integrada da gestão comercial por meio da discussão sobre os mais relevantes conceitos, princípios e técnicas de distribuição, aplicados em situações reais do ambiente organizacional
- Aprimorar competências essenciais à liderança de equipes comerciais
Público-alvo
Administradores, executivos, empresários e demais profissionais graduados que pretendam dar uma maior consistência à sua formação e ampliar suas competências com foco na gestão comercial.
Coordenação: Raquel Bastos
latosensu@unifor.br
raquelbastos@unifor.br
(85) 3477.3174
(85) 3477.3178
(85) 99246.6625 (WhatsApp)
Bloco B- Sala B08

Raquel Bastos
Bacharel em Estilismo e Moda pela UFC, Pós-graduada em Design Têxtil pela Faculdade Católica do Ceará e Mestre em Artes pelo PPGArtes ICA UFC. Experiência de 22 anos no mercado, com atuação multidisciplinar na indústria e meio educacional, em cargos de gestão e consultoria, alinhando criatividade a liderança de alta performance, pesquisa e projetos de impacto.
MAIS INFORMAÇÕES
Detalhes do curso
- Período: março/2023 a dezembro/2024
- Periodicidade: semanal
- Carga horária: 388h/aulas
- Duração: 21 meses
Núcleos
- Modalidade: presencial
- Segunda e quarta: das 19h às 22h20
Matrículas
- Vagas: 15
-
Documentação necessária: cópia do diploma de Ensino Superior, histórico e documento de identificação
Diferenciais

Cronograma
Acesse o link e verifique todo o cronograma do curso de MBA em Gestão Comercial.
DownloadNúcleos
Modulo I - Competências Humanas Transversais
- Autogestão e gerenciamento de carreira
- Inovação e criatividade na solução de problemas
- Gestão de equipe de alta performance
Modulo II - Integradoras
- Elaboração e Gerenciamento de Projetos Científicos e Multidisciplinares
- Negociação e tomada de decisão
- Gestão de projetos
Modulo III - Fundamentos e Estratégias de Marketing Aplicados a Gestão Comercial
- Pesquisa mercadológica aplicada à gestão comercial
- Ferramentas de inteligência de mercado para gestão comercial
- Gestão do relacionamento com o cliente
- Marketing de varejo e automação comercial
- Neurovendas e Neurométricas
- Trade Marketing e gestão do ponto de vendas
- Gestão estratégica de e-commerce
Modulo IV - Fundamentos da Gestão Comercial
- Direito Empresarial
- Administração de vendas: custos, orçamento e indicadores de desempenho da área comercial
- Gestão e planejamento de compras
- Desenho e gestão da força de vendas
- Comunicação e processo de feedback
- Planejamento e meta de vendas
- Plano Comercial
- Gestão de operações comerciais
Atenção: os nomes dos docentes citados abaixo estão sujeitos a possíveis alterações.
Professores
Delania Santos
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Camila Forte
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Gabriela Vasconcelos Lima
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Denise Almeida de Andrade
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Roberto de Paula Aguiar
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Adriana Bezerra do Carmo
- Titulação: Especialista
Thaisy Barbosa
- Titulação: Especialista
Roberto Wagner Dias
- Titulação: Mestre
Andre Luis Almeida Dos Santos
- Titulação: Mestre
Roberto De Paula Aguiar
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Alan Bessa Gomes Peixoto
- Titulação: Mestre
Renata Rezende Ferreira Fonteles
- Titulação: Mestre
Giovani Nogueira de Lima
- Titulação: Mestre
Fernando Di Chiara
- Titulação: Especialista
Mizael Moreira Sales
- Titulação: Especialista
Edson Pereira Portela Neto
- Titulação: Especialista
Paulo Roberto Freire Silva
- Titulação: Especialista
Domingos Maria Victoria Pires
- Titulação: Especialista
Alessandra Magna Fernandes
- Titulação: Mestre
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.
Veja alguns destaques
FORMA DE PAGAMENTO
- A partir de início do curso: matrícula de R$ 639,00 + 21 parcelas de R$ 639,00.
DESCONTOS
- Ex-aluno que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
- Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);
- Pagamento à vista: 10% no valor total do curso;
- Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa.
OBSERVAÇÕES
- Descontos não cumulativos;
- Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário, cartão de débito ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.

Seguro Educacional
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.

Desconto na Academia Unifor
Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.