Objetivo geral
Desenvolver a transformação do conhecimento como metodologia de implementação da inteligência competitiva na empresa.
Objetivos específicos
- Promover o fomento da capacidade competitiva das organizações pela aplicação de conhecimentos, ferramentas e práticas de inteligência competitiva.
- Aprimorar competências essenciais ao profissional de Inteligência de Mercado.
Público-alvo
Profissionais graduados nas diversas áreas de atuação, como Administração, Marketing, Processos Gerenciais, Publicidade, Logística, Recursos Humanos e áreas afins, que estejam se preparando para os desafios do mercado global e necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos das técnicas de Inteligência de Mercado.
Coordenação: Nayane Monteiro de Almeida
latosensu@unifor.br
(85) 3477.3174 / 3178 | (85) 99246.6625 (WhatsApp)
nayanemonteiro@unifor.br
Bloco B, Sala B08

Nayane Monteiro
Possui mestrado em Administração com linha de pesquisa em Tecnologia, Inovação e Competitividade na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é certificada Google Adwords (Search Advertising Advanced) e graduada em Comunicação Social - Habilitação em Publidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência no setor de mídia em agências de publicidade e também já atuou como responsável pelo marketing em empresas com atuação no Ceará e no Nordeste. É professora de marketing e mídias digitais da graduação e da pós-graduação e atua desde 2013 como coordenadora de pós-graduação da Pós-Unifor.
MAIS INFORMAÇÕES
Detalhes do curso
- Período: outubro/2022 a março/2024
- Periodicidade: semanal
- Carga horária: 410h/aulas
- Duração: 21 meses
Núcleos
- Modalidade: presencial
- Segunda e quarta: das 19h às 22h30
Matrículas
- Vagas: 25
-
Documentação necessária: cópia do diploma de Ensino Superior, histórico e documento de identificação
Diferenciais

Cronograma
Acesse o link e verifique todo o cronograma do curso de MBA em Inteligência de Mercado.
DownloadNúcleos
Modulo I - Desenvolvendo Soft Skills
- Autogestão e gerenciamento de carreira
- Inovação e criatividade na solução de problemas
- Gestão de equipe de alta performance
Modulo II - Integradoras
- Elaboração e Gerenciamento de Projetos Científicos e Multidisciplinares
- Negociação e tomada de decisão
- Gestão de Projetos
Módulo III - Específicas
- Marketing estratégico e ferramentas de inteligência de mercado
- Mídias sociais aplicadas ao mercado
- Métodos Quantitativos
- Gestão aplicada a inteligência de mercado
- Inovação e modelagem de negócios
- Distribuição e logística
- Business Intelligence
- Inteligência de Mercado na Prática
- Ambiente econômico e tendências de mercado
- Comportamento do Consumidor
- Trade Marketing e Gestão do Ponto de Vendas
- Simulação Comercial e Negociação
Modulo IV - Projeto Final
- Produtos, Projetos e Ações de Impacto
Atenção: os nomes dos docentes citados abaixo estão sujeitos a possíveis alterações.
Professores
Delânia Santos
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Rogério de Oliveira Leme
- Titulação: Especialista
Roberto de Paula Aguiar
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Glaura Kury Brilhante
- Titulação: Especialista
Alexander Ponce
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Vera Lúcia da Silva
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Gabriela Lima
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Denise Almeida
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Fernandes Schiarantolla
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Danielli Leite Campos Monteiro
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Francisco César de Castro Neto
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Luiz Alberto Esteves
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Alessandra Magna
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.
Veja alguns destaques
FORMA DE PAGAMENTO
- A partir de 17 de outubro de 2022: matrícula de R$ 599,00 + 21 parcelas mensais de R$ 599,00.
DESCONTOS
- Ex-aluno que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
- Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);
- Pagamento à vista: 10% no valor total do curso;
- Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa.
OBSERVAÇÕES
- Descontos não cumulativos;
- Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário, cartão de débito ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.

Seguro Educacional
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.

Desconto na Academia Unifor
Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.