Objetivos gerais
Apresentar aos participantes as modernas técnicas de gestão de processos, riscos, controles e indicadores.
Objetivos específicos
Permitir que os egressos do curso possam criticar estruturas de processos propondo melhorias, identificar e avaliar riscos e controles e desenvolver metas e indicadores para os mais variados níveis de gestão.
Público-alvo
Alunos de administração, contábeis e engenharia de produção a partir do 5º semestre, alunos de tecnologia em gestão da qualidade, recursos humanos e alunos de processos gerenciais a partir do 3º semestre e profissionais experientes das áreas de:
- Gestão de operações;
- Auditoria interna e/ou externa;
- Processos;
- Controles Internos;
- Compliance;
- Gestão de riscos;
- Business Intelligence;
- Planejamento;
- Consultoria gerencial;
- Controladoria;
Conhecimentos necessários para participação no curso
Excel básico.
GESTÃO DE PROCESSOS
• Mapeamento de processos AS IS e TO BE
• Desenvolvimento de POPs (procedimento operacional padrão)
• Desenvolvimento de planos de ação com 5W2H
• Metodologia de análise SIPOC
• Utilização do diagrama de Ishikawa para análise de processos
• Gerenciamento de mudanças
GESTÃO DE RISCOS
• Identificação e categorização de riscos
• Criação da matriz RACI
• Análise e tratamento de riscos
• Criação de mapas de riscos corporativos
• Criação de matriz de avaliação de riscos
• Construção do portfólio de riscos
• Mitigação dos riscos de fraude
CONTROLES INTERNOS
• Formatação de controles internos
• Limitações dos controles internos
• Função controle e ferramentas de controle
• Controles preventivos
• Controles detectivos
• Matriz de relação entre processos, riscos e controles
• Otimização de controles
INDICADORES DE DESEMPENHO
• Tipificação de indicadores de desempenho
• Elementos formadores de um indicador
• Criação de metas de desempenho
• Matriz "motor" de criação de indicadores
Wellington Alencar da Silva
Wellington é formado em Administração de Empresas (UECE) e Contabilidade (UNOPAR), MBA em Auditoria, Finanças e Controladoria (FGV) e possui mais de 10 anos de experiência na área gerencial. É um profissional certificado pela Association of Business Process Management Professionals (ABPMP) com a certificação internacional CBPP e pelo The Institute of Internal Auditors (TheIIA) com as certificações internacionais CIA e CCSA.
Tem sólida experiência e conhecimentos em Consultoria, Gestão de Operações, Gestão Hospitalar, Auditoria Interna, Orçamento Empresarial, Governança Corporativa, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Riscos, Controle Interno e Gestão de Processos, tendo prestado serviços para algumas das maiores empresas do mundo no Brasil e na América Latina. Atualmente é Diretor de Operações de um hospital privado, Diretor Executivo da WA Consultoria e Educação Corporativa (www.waconsultoriaec.com), Professor, Empreendedor e autor do blog www.produtividademaxima.com.
Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 429,00
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD; imprima o boleto e apresente-o na
Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
OBS 1.: informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito, parcelado ou não, está disponível na forma online, no ato se sua Inscrição.
OBS 2.: informamos que a forma de pagamento parcelado o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00
(cinquenta reais).