Gestão Pública e Controles Internos MBA

Inspetor financeiro calculando saldo, com um prancheta, uma calculadora e um caderno em uma mesa

Objetivo geral

Desenvolver e aprimorar competências de atuação na gestão pública e, em especial, nos órgãos responsáveis pelo Sistema de Controle Interno de organizações com fins públicos.
 

Objetivos específicos

  • Compreender a evolução dos principais conceitos e modelos voltados para o Sistema de Controles Internos em organizações públicas;
  • Analisar e debater os desafios para assegurar o fortalecimento dos controles internos da gestão nas esferas municipais, estaduais e federais; 

Público-alvo

Profissionais graduados que exerçam funções de secretários de controladorias, assessores, servidores e empregados com atuação profissional, direta ou indireta, na administração pública da União, dos estados e dos municípios, e para aqueles que buscam capacitação técnica em gestão pública e controles internos.

Informações para contato

Coordenação Geral: Deubia Cavalcanti

  • E-mail de contato: sejaposunifor@unifor.br
  • E-mail de contato: deubia@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174/ 3178
  • Endereço de contato: Bloco B, Sala B08
deubia cavalcanti

Deubia Cavalcanti

Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na advocacia, na prática docente e na gestão corporativa e acadêmica.

Núcleos

  • Gestão de Equipe de Alta Performance

  • Negociação e Tomada de Decisão
  • Gestão de Projetos

  • Introdução à Gestão Pública
  • Fundamentos Normativos e Doutrinários Aplicados ao Controle Governamental
  • Governança no Setor Público
  • Controles internos e Externos
  • Responsabilidade Civil e Penal do Administrador Público e a Lei de Responsabilidade Fiscal
  • Atividade Correcional: visão geral
  • Controles Internos, Compliance e Programas de Integridade
  • Licitações, Contratos e Convênios: aspectos legais
  • Planejamento, Execução e Controle em Processos de Auditoria
  • Auditoria Governamenta
  • Auditoria de Sistemas
  • Auditoria Tributária e Fisca
  • Gestão de Compras e Contratações: uma visão como política pública
  • Contabilidade Pública
  • Controladoria e Gestão de Custos
  • Controle Social: conselhos e avaliação dos serviços públicos
  • Transparência e Controle: da lei de acesso à informação à LGPD

O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.

No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.