Objetivos

-Capacitar os profissionais da saúde para oferecer um atendimento imediato e eficaz em emergências.

-Desenvolver habilidades práticas em procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP), manejo de vias aéreas, controle de hemorragias e outras situações de risco.

-Promover a atualização contínua de protocolos de emergência, com base nas mais recentes evidências científicas

Justificativa do Curso

A formação contínua dos profissionais de saúde é essencial para garantir uma assistência de qualidade em situações de emergência. Primeiros socorros adequados podem salvar vidas e minimizar sequelas, sendo fundamental que profissionais da saúde estejam capacitados para atuar com segurança e eficácia. O curso visa proporcionar uma reciclagem prática e teórica sobre as técnicas mais atuais e recomendadas para a prestação de primeiros socorros.

Público-Alvo

Estudantes e profissionais da área da saúde

Conheciemntos necessários para participação no curso

Cursar uma graduação na área da saúde ou ser formado na área da saúde.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3174

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

• Período: 21, 22, 28 e 29 de novembro de 2024
  • Carga horária: 20h/a
  • Duração: 04 dias

Horários do curso

• Modalidade: Presencial
  • Horário: 18h às 22h

Vagas: 30

• Introdução aos Primeiros Socorros.
  • Definição e importância.
  • Princípios legais e éticos.
  • Avaliação Primária e Secundária
  • Exame inicial: ABCDE do trauma.
  • Avaliação da cena e segurança do socorrista.
  • Reanimação Cardiopulmonar (RCP)
  • RCP em adultos, crianças e lactentes.
  • Utilização do desfibrilador externo automático (DEA).
  • Manejo das Vias Aéreas
  • Técnicas de desobstrução de vias aéreas (manobra de Heimlich).
  • Ventilação com máscara.
  • Controle de Hemorragias e Tratamento de Ferimentos
  • Técnicas de estancamento de sangramento.
  • Cuidados iniciais com feridas abertas.
  • Atendimento em Situações de Choque
  • Reconhecimento e tratamento de choque hipovolêmico, anafilático e séptico.
  • Imobilização e Transporte de Vítimas
  • Técnicas de imobilização de fraturas.
  • Cuidados no transporte de pacientes.
  • Emergências Comuns no Ambiente de Trabalho
  • Queimaduras, intoxicações e crises convulsivas

Romulo de Sousa Porto

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2002), especialização em Fisioterapia Hospitalar (2005) e mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Atualmente é professor da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Coordenador dos Cursos de Graduação em Fisioterapia e Estética e Cosmética e funcionário público estadual lotado no Hospital Infantil Albert Sabin, exercendo a função de fisioterapeuta intensivista na UTI pediátrica. Tem experiência em Gestão acadêmica, Fisiologia Humana, Anatomia Humana, Fisioterapia em UTI Neonatal e Pediátrica e Primeiros Socorros

Forma de Pagamento
Matrícula de R$300,00

À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.

Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.

Termos de cancelamento e Reembolso

O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.