Arquitetura e Urbanismo Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Homem e mulher desenhando uma planta arquitetônica.

Esse curso é para quem quer...

… a melhor formação em Arquitetura e Urbanismo de Fortaleza, e trabalhar com criação, projeto, planejamento e construção de espaços nas escalas da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo. Atuar na área de planejamento urbano e regional, na arquitetura de interiores, na arquitetura paisagística, no patrimônio histórico e cultural. 

e deseja...

… atuar nos campos de trabalho de maneira reflexiva, ética, solidária e cidadã; como investigador, planejador e agente modificador do meio.

Período
Manhã | Tarde | Noite

Duração
5 anos

Vagas
160

Informações para contato

Coordenação: Profª Milena Baratta

  • E-mail de contato: arquiteturaeurbanismo@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3250
  • Endereço de contato: Bloco J - Sala 06
Nova formação em Arquitetura e Urbanismo

Para 2020.1 Novas trilhas acadêmicas

Por que cursar Arquitetura e Urbanismo na Unifor?

Investimos em uma sólida e articulada formação humanista, científica e tecnológica. Preparamos para compreender e traduzir as necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas por meio da concepção, da organização e da construção de espaços interiores e exteriores. Motivamos a promoção da conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos materiais, econômicos e sociais disponíveis.

No curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, incentivamos a inserção no mercado de trabalho por meio dos estágios obrigatórios e não obrigatórios, como também por meio de disciplinas que adotam práticas que simulam e discutem  problemas reais, foco do exercício profissional. 

Preparamos nosso aluno para elaborar orçamentos, executar e fiscalizar obras e serviços. Ademais, vai atuar também nos projetos de mobiliário e sinalização arquitetônica. Como profissional, você vai ser habilitado ainda na assistência, assessoria, avaliação e perícia.

A formação do Arquiteto e Urbanista na Unifor abrange conhecimentos pertinentes às ciências sociais e tecnológicas. Muito além do conhecimento técnico de excelência em todos os âmbitos da carreira profissional, o curso oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver sua autonomia como agente da própria formação, ao estimular a participação do futuro arquiteto e urbanista em outras atividades que ultrapassam o previsto no seu currículo. Trabalhamos o espírito colaborativo, o trabalho em equipe, a capacidade de comunicação e a formação baseada na cidadania.

O curso tem à disposição uma excelente estrutura física composta pelos Ateliês de Desenvolvimento de Projeto, com todo o suporte de equipamentos de informática, impressão de trabalhos, materiais para modelagem e impressão 3D. Destacam-se ainda os Laboratórios de Instalações Prediais, de Conforto Ambiental, a Casa de Vegetação e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), onde são abrigados os projetos de pesquisa, projetos de extensão e programa de estágio do curso.

Como aluno de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, você é estimulado desde o início do curso a vivenciar um ambiente de trabalhos práticos, baseado no processo de Aprendizagem por Projetos. É um curso muito ativo e envolvente que transborda a sala de aula por meio das sistemáticas visitas técnicas às áreas de projeto sejam elas na cidade de Fortaleza, no interior do Estado do Ceará ou em outras cidades do país.

Possuímos um Programa de Monitoria muito presente no dia a dia dos alunos e Grupos de Pesquisa em áreas específicas de atuação. Possuímos um corpo docente comprometido e capacitado, cuja parceria com os alunos no processo de feedback sistemático dos trabalhos é essencial.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor possui nota máxima (5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4