Design de Interiores Graduação em 2 anos

Design de Interiores Unifor Graduação

Esse curso é para quem quer...

... traduzir as necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas, com atenção à otimização do conforto, da estética, da saúde e da segurança, por meio de projetos de ambientes internos.

e deseja...

... conceber projetos de ambientes internos, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais, tecnológicas e de acessibilidade dos usuário.

Período
Noturno

Duração
2 anos

Vagas
48

Informações para contato

Coordenadora: Profa. Camila Bandeira Cavalcante

  • Fone de contato: (85) 3477-3250
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 01

Por que cursar Design de Interiores na Unifor?

O curso é estruturado para formar profissionais prontos para atuar em projetos reais de design de interiores, com base nas tendências mais recentes e nas exigências do mercado. O aluno desenvolve habilidades técnicas e criativas desde o início do curso, garantindo uma formação prática e alinhada às demandas contemporâneas.

O curso de Design de Interiores da Unifor mantém parcerias estratégicas com instituições renomadas ao redor do mundo. Conheça os convênios ativos e aproveite benefícios exclusivos:

Espanha ESPANHA
Estados Unidos EUA
Malásia MALÁSIA
México MÉXICO
Portugal PORTUGAL
Suíça SUÍÇA

* Esta lista está sujeita a alterações conforme critérios institucionais de cada universidade parceira.

A grade curricular integra disciplinas como arquitetura, design gráfico, cenografia e iluminação, promovendo uma visão ampla e conectada das áreas que compõem o universo do design de interiores. Essa abordagem permite ao futuro profissional trabalhar em equipes multidisciplinares e criar soluções integradas e inovadoras.

Os alunos aprendem fazendo. O curso utiliza uma metodologia ativa centrada no desenvolvimento de projetos reais, simulando situações do dia a dia da profissão. Isso fortalece a capacidade crítica, a resolução de problemas e a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

O curso oferece formação em softwares modernos de modelagem 3D, renderização e apresentação de projetos, preparando o aluno para utilizar as ferramentas tecnológicas essenciais à área. A integração entre tecnologia e criatividade é um dos pilares da formação do profissional de design de interiores da Unifor.

A preocupação com o meio ambiente e a eficiência energética está presente em todo o currículo. Os alunos são incentivados a pensar em soluções sustentáveis e inovadoras, considerando materiais, processos construtivos e o impacto ambiental dos projetos.

A Unifor oferece laboratórios especializados em marcenaria digital, maquetes eletrônicas, modelagem 3D e prototipagem, permitindo ao aluno explorar diferentes técnicas e materiais. A infraestrutura completa apoia o desenvolvimento criativo e técnico dos projetos realizados durante o curso.

Com a crescente demanda por espaços funcionais e sustentáveis, o curso forma profissionais para atuar em áreas como design de interiores, arquitetura comercial, consultoria e gestão de projetos, com amplas oportunidades de carreira.

Um novo curso para formar criadores de ambientes práticos e modernos

Um novo curso para formar criadores de ambientes práticos e modernos

Unindo inovação e sustentabilidade, nova graduação tecnológica da Unifor em Design de Interiores oferta formação ágil e prática para profissionais de uma área em alta no mercado de trabalho

SAIBA MAIS

Sistema de avaliação da aprendizagem

O Sistema de Avaliação da Aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

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Disciplinas optativas

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Coordenação

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Professores

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A graduação em Design de Interiores possui a matriz curricular fechada. O aluno deve cursar todas as disciplinas referentes ao semestre. O curso possui parcelas fixas durante todo o período, no valor de R$ 1.044,00* por mês.

*Valor referente ao ano de 2025. 

 

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