Energias Renováveis Graduação | Universidade de Fortaleza

Mulher segurando uma lâmpada acessa.

Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Energias Renováveis de Fortaleza, e trabalhar no planejamento, implantação, construção, manutenção e operação de sistemas de geração de energia elétrica baseados em fontes renováveis.

e deseja…

… atuar de forma autônoma ou em empresas de geração, transmissão, concessionárias de distribuição de energia, companhias de comercialização de energia, cooperativas de eletrificação, indústrias e organismos reguladores, entre outras

Período
Noite

Duração
2,5 anos

Vagas
50

Informações para contato

Coordenação: Profa. Brigida Miola

  • E-mail de contato: e.renovaveis@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3049
  • Endereço de contato: Bloco J | sala 1

Por que cursar Energias Renováveis na Unifor?

Na Unifor, você se gradua como tecnólogo em Energias Renováveis com formação profissional caracterizada pelo conhecimento e habilidade em responder às necessidades do setor elétrico brasileiro. No curso, avaliado com nota 4 pelo MEC (2017), você adquire capacidade crítica, reflexiva e inovadora em relação ao trabalho em todas as etapas envolvidas nos sistemas de geração de energia a partir de fontes renováveis.

Uma vez formado, você vai saber planejar e gerenciar equipamentos e processos relacionados aos empreendimentos de geração de energia elétrica. Da mesma forma, estará apto a prestar assistência, assessoria e consultoria em assuntos relacionados à geração de energia elétrica a partir de sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, por exemplo.

Entre as habilidades como profissional a serem desenvolvidas por você estão coordenar, supervisionar e orientar tecnicamente serviços de implantação de parques de geração de energia elétrica, ao trabalhar também com elaboração e análise de orçamentos relacionados às suas várias fases de implantação. Estudos de viabilidade técnico-econômica e de projetos de implantação de usinas geradoras de energia elétrica, assim como fiscalização e execução de obras e serviços de instalação, montagem, operação e manutenção em empreendimentos também estão entre as tarefas que você será capaz de desempenhar.

Outras competências trabalhadas durante o curso são as de atuar em áreas de padronização, mensuração e controle de qualidade dos serviços de geração de energia elétrica, de realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramento, laudos e pareceres técnicos relacionados a empreendimentos e de gerenciar e dar suporte a áreas de acompanhamento dos órgãos reguladores do setor elétrico.

Na graduação tecnológica da Unifor, o aluno recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada. No curso de Energias Renováveis, você recebe o certificado de Analista em Energia Eólica quando conclui o módulo 3. Ao final do curso, tecnólogo em Energias Renováveis.

Na Unifor, como aluno do curso de Energias Renováveis, você dispõe de uma ampla estrutura de laboratórios atualizados com equipamentos de última geração a permitir o pleno desenvolvimento das suas capacidades. O curso também conta com professores mestres e doutores com vasta experiência de mercado e legitimados para proporcionar a você a melhor formação na área.

O curso de Energias Renováveis da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4