Análise e Desenvolvimento de Sistemas Graduação | Universidade de Fortaleza

Profissional manipula dados em um computador.

Esse curso é para quem quer...

... a melhor formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Fortaleza; e desenvolver, analisar, projetar, especificar, implementar e atualizar sistemas computacionais de informação.

e planeja...

...estar apto a implementar soluções científicas, tecnológicas e contribuir para o desenvolvimento da área da computação e a sua aplicação no âmbito das organizações públicas e privadas da sociedade.

Período
Noite

Duração
2 anos e meio

Vagas
50

Informações para contato

Coordenação: Profª Liádina Camargo

  • E-mail de contato: ads@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3819
  • Endereço de contato: Bloco J - Sala 01

Por que cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unifor?

Ao final do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você será capaz de elaborar e gerenciar projetos cujas etapas compreendem definição, planejamento, execução, controle e finalização de projetos. Outra habilidade trabalhada é a de realizar projeto logístico e físico de sistemas de informação para empresas públicas e privadas de diferentes portes.

Com a formação adquirida na Unifor, o aluno terá competência para desenvolver soluções nas áreas de informática, tais como redes, suporte, engenharia de software, banco de dados, sistemas distribuídos, sistemas para web e elaboração de relatórios técnicos.

Durante o curso, você aprende ainda a mediar e gerenciar a relação entre os usuários de sistemas de informação e os desenvolvedores de aplicações, com o objetivo de dimensionar corretamente as necessidades do usuário. Da mesma forma, a realizar pesquisa tecnológica com vistas à produção de software de apoio e aplicativos, além de análise, modelagem, projeto e construção do produto.

O currículo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas prevê sua capacitação para o trabalho com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na construção de sistemas. A formação permite a você se integrar ao processo de construção de sistemas de software que envolve ainda competências técnicas relacionadas a aplicação de princípios, técnicas e modelos de engenharia de software e especificar arquiteturas de aplicações preconizadas pela engenharia de software.

O aluno também é qualificado para avaliar requisitos do sistema, modelar processos de negócio para o desenvolvimento do projeto e identificar fatores de risco no desenvolvimento de software. Ele também será capaz de aplicar métricas de qualidade de projeto, desenvolver sistemas web para plataformas móveis e multiplataforma, projetar e integrar soluções computacionais e modelar sistemas de banco de dados.

Como competências complementares à formação, o profissional graduado na Unifor tem a habilidade de adotar processos de governança de TI, avaliar criticamente e selecionar ferramentas, metodologias e tecnologias utilizáveis na construção de sistemas, integrar recursos de tecnologia da informação aos negócios das organizações e liderar equipes de desenvolvimento de software.

Como profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas graduado pela Unifor, você poderá a atuar em funções de diversos setores da economia pública e privada, como:

- Analista de sistemas de informação;

- Analista de testes de software

- Desenvolvedor de software para dispositivos móveis e web;

- Integrador de soluções computacionais para dispositivos móveis e ambiente web;

- Empreendedor de soluções computacionais;

- Consultor da área de Tecnologia da Informação.

O aluno egresso da Unifor estará apto, também, a seguir a carreira acadêmica, no desenvolvimento de atividades de pesquisa e pós-graduação.

Como aluno da Unifor, você tem acesso a laboratórios superequipados e atualizados com hardware e software utilizados pelo mercado, além de estar em contato com o ciclo profissionalizante desde o primeiro semestre. Aproximadamente 1/3 da carga horária curricular é direcionada a práticas em laboratório.

O corpo docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é outro diferencial, tendo em vista que mais de 90% dos professores são mestres e doutores com vasta experiência de mercado.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4