Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Mulher estuda em computador a margem de uma lagoa.

Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Engenharia Ambiental de Fortaleza, e projetar, construir e gerenciar a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos.

e deseja...

… trabalhar a promoção do desenvolvimento sustentável com preservação dos recursos naturais e proteção da saúde humana por meio da redução dos impactos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas.

Período
Noite

Duração
5 anos

Vagas
40

Informações para contato

Coordenação: Prof. Oyrton Azevedo

  • E-mail de contato: eng.amb.san@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3381
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 3

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Por que cursar Engenharia Ambiental e Sanitária na Unifor?

Como graduado na Unifor, você vai estar capacitado para atuar na promoção do desenvolvimento econômico sustentável, ao ter um perfil profissional que é cada vez mais demandado pelo mercado, seja no setor público ou privado. Aqui, você aprende a projetar e acompanhar a execução de infraestruturas, instalações operacionais e serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e urbanização.

No curso, avaliado com conceito máximo (5) pelo MEC, você será capaz de analisar e avaliar os impactos ambientais de empreendimentos nos ecossistemas naturais e propor ações de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente. Além disso, irá saber como coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica. Outras capacidades desenvolvidas são as de executar e fiscalizar obras e serviços técnicos, efetuar vistorias, perícias, avaliações e auditorias, emitir laudos e pareceres.

O profissional formado em Engenharia Ambiental e Sanitária na Unifor considera sempre na sua atuação a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais, de modo que a atividade esteja de acordo com as leis criadas para preservar o meio ambiente. O curso oferece a você uma formação científica e tecnológica, ao desenvolver a cultura investigativa em uma abordagem multidisciplinar, integrada e sistêmica de todas as questões ambientais.

A matriz curricular contempla uma formação completa, desde as disciplinas básicas de engenharia à química e biologia, a fim de permitir a você compreender a complexidade que é o meio ambiente. As disciplinas do núcleo de formação básica se alternam com as de formação profissionalizante e específica. Isso possibilita a flexibilização e a interdisciplinaridade do currículo e a formação de jovens profissionais preparados para atuar nos competitivos mercados local, nacional e global.

Na Unifor, você tem autonomia para ser agente da sua própria formação. Isso se dá por meio do estímulo à sua participação em atividades educacionais que possibilitam um aprofundamento temático. Assim, você vivencia práticas extracurriculares importantes para sua formação integral, como trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, monitoria, estágio em empresas juniores, participação em eventos científicos, visitas técnicas, aulas de campo, criação de protótipos e outras atividades empreendedoras.

O curso apresenta enfoque maior nas áreas de controle da qualidade ambiental, sistema de gestão ambiental e educação ambiental, com apoio dos laboratórios de Química Tecnológica, Química Ambiental, Física Ambiental, Biologia Aplicada, Geotecnia Ambiental, Hidráulica Ambiental, Hidrologia Ambiental, Gerenciamento de Projetos e Sistemas de Informação, entre outros.
 

Como engenheiro ambiental e sanitário graduado na Unifor, você terá como atribuição propiciar uma melhor relação entre o homem e o meio ambiente, ao permitir a integração das vertentes de engenharia, como base técnico-científica, com vistas a minimizar os impactos ambientais, e a de gestão, com ênfase na capacidade de identificar e gerenciar aspectos ambientais críticos.
Você vai poder trabalhar como profissional liberal ou em empresas de engenharia, indústria, órgãos governamentais de saúde pública e planejamento urbano, organizações ambientais da sociedade civil, entre outros, onde pode assumir o planejamento, implantação, manutenção e operação de sistemas de coleta e transporte de águas pluviais, o gerenciamento de resíduos sólidos e a recuperação de materiais e energia.

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor possui nota máxima (5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3