Engenharia Eletrônica Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Uma placa de computador está em evidência.

Esse curso é para quem quer…

... a melhor formação em Engenharia Eletrônica de Fortaleza, e projetar e desenvolver componentes, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos empregados em automação industrial, sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade e eletrônica de consumo (aparelhos de rádio, TV e vídeo).

e planeja…

… atuar nas áreas de telecomunicações, sensores e atuadores industriais, instrumentação, engenharia de computadores (hardware/software), bioeletrônica e rede de computadores, entre outras.

Período
Noite

Duração
5 anos

Vagas
40

Informações para contato

Coordenação: Prof. Bruno Ricardo de Almeida

  • E-mail de contato: eletronica@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3049
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 1

Por que cursar Engenharia Eletrônica na Unifor?

A graduação em Engenharia Eletrônica na Unifor proporciona a você uma sólida formação científica, tecnológica e profissional que o capacita a atuar em diversas frentes. Entre elas, estão planejar, projetar e desenvolver produtos, serviços, processos e sistemas elétricos/eletrônicos, como também elaborar e aprimorar sistemas de controle e automação de máquinas elétricas em geral.

No curso, você aprende a projetar e construir sistemas de comunicação voltados para a aplicação em serviços multimídia, centrais telefônicas digitais e equipamentos de transmissão, tendo como suporte as modernas redes de comunicação. Da mesma forma, conceber, desenvolver, fazer a montagem, operação e manutenção das instalações industriais, sistemas de medição e controles elétricos e eletrônicos.

Você vai estar apto a atuar em todas as etapas do processo de geração, transmissão, distribuição e uso de energia elétrica e fontes alternativas de energia, de forma a contribuir para melhoria da qualidade confiabilidade e eficiência destes sistemas, assim como se responsabilizar pela manutenção de sistemas e dispositivos elétricos e eletrônicos.

Outras competências desenvolvidas durante a graduação são as de elaborar projetos de instalações elétricas prediais e industriais, projetar e implantar sistemas de automação residencial, predial e industrial, instalar e fazer a manutenção de equipamentos médicos hospitalares. O desenvolvimento de sistemas eletrônicos embarcados com aplicações em diversas áreas e a pesquisa/desenvolvimento de novas tecnologias e produtos também são habilidades do profissional de engenharia eletrônica.

Como estudante da Unifor, você vai ampliar o rol de capacidades profissionais, tais como as de analisar problemas e sintetizar soluções ao integrar conhecimentos interdisciplinares, elaborar projetos e propor soluções técnicas economicamente competitivas e absorver novas tecnologias. Você ainda vai saber visualizar com criatividade novos métodos e recursos em sua área.

Na graduação, você vai trabalhar ainda as capacidades de criar, desenvolver e aperfeiçoar novas tecnologias e soluções que atendam às necessidades da sociedade em constante transformação, liderar trabalhos com equipes multidisciplinares e ter consciência da necessidade de contínua atualização profissional.
 

Com conceito 4 na avaliação do MEC em uma escala de 1 a 5, o curso de Engenharia Eletrônica aplica metodologias integradoras do conhecimento e proporciona experiências enriquecedoras antes da sua inserção como profissional no mercado de trabalho. Para isso, ele capacita você na solução de problemas dos diversos campos existentes na área. Além disso, a formação promove a aplicação de práticas do conhecimento em engenharia eletrônica, ao fazer uso da estrutura de laboratórios, o que possibilita o seu desenvolvimento e habilitação ao exercício profissional.

a Unifor, você é capacitado em diversas áreas de formação. Conheça cada uma delas:

Básica: Cálculo, Estatística, Física, Desenho, Química e Materiais;
Geral: Ética e Legislação profissional, Gestão ambiental, Segurança do trabalho, Produção de trabalho científico, Atividades complementares;
Gestão: Administração empreendedorismo e inovação, Análise de viabilidade, Gestão de projetos;

Profissional Geral: Circuitos elétricos e eletrônicos, Eletromagnetismo, Eletrônica de potência, Máquinas Elétricas, Sistemas digitais, Microprocessadores, Controle;
Profissional Específica: Projeto e fabricação de circuitos eletrônicos, Projeto de fontes chaveadas, Microcontroladores, Sistemas digitais avançados, Princípios de Comunicação, Processamento Digital de Sinais, Projeto de Rádio Enlace.

Na Unifor, você conta com uma ampla estrutura adequada a todas as áreas de formação em Engenharia Eletrônica. Ela compreende principalmente laboratórios do ciclo básico e laboratórios específicos de eletrônica analógica e digital, eletrônica de potência, sistemas embarcados e máquinas, entre outros. Durante as disciplinas, o aluno também tem acesso a programas (softwares) de projeto e simulação na área de eletrônica como Orcad, Proteus e Altium, além de laboratório de prototipagem e projetos.

Outra vertente importante do curso é a de incentivo à pesquisa. Isso se dá por meio de convênios com instituições e empresas no desenvolvimento projetos de PD&I que possibilitam um amplo campo de atividades práticas e aplicadas. Da mesma forma, você é estimulado a participar de projetos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, monitoria e grupos de estudo. A graduação tem ainda opções de cursos de extensão, visitas técnicas, seminários, palestras, estágios e outras atividades.

O curso de Engenharia Eletrônica da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3