Marketing Graduação Tecnológica | Universidade de Fortaleza

Jovens analisam plano de marketing

Esse curso é para quem quer…

… atuar nas carreiras de gestão do marketing para inserir de forma competente produtos e serviços de empresas nos mercados, com atração e manutenção de clientes, além de agregar valor às marcas e gerar resultados em vendas, com o uso de estratégias focadas nas necessidades dos clientes e mercado.

e deseja…

…  trabalhar nas áreas de inteligência de mercado, marketing digital, trade marketing, comunicação integrada, CRM, desenvolvimento de produtos, gestão de marcas e endomarketing.

Período
Noite

Duração
2 anos

Vagas
50

Informações para contato

Coordenação: Profa. Milena Reis Auip Barbosa

Por que cursar Marketing na Unifor?

Na graduação tecnológica em Gestão de Marketing, você vai ser capacitado para estudar o mercado e seu ambiente socioeconômico a fim de criar e inovar produtos ou serviços de forma a promovê-los, solidificar sua marca no mercado e definir o posicionamento e personas das empresas com o uso das estratégias online e offline.

Como profissional, você estará apto a comunicar e criar relacionamentos com consumidores, antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado, inovar e analisar riscos. Da mesma forma, desenvolver e gerenciar programas de comunicação de maneira eficaz, com base na análise de dados e informações, na geração de processos de negociação significativos em ambientes competitivos. Também terá conhecimentos que permitirão elaborar políticas e projetos com vistas à implementação de estratégias de marketing nas organizações, de maneira a considerar os processos logísticos, os valores propostos e sua sustentabilidade.

O curso de Marketing da Unifor mantém parcerias estratégicas com instituições renomadas ao redor do mundo. Conheça os convênios ativos e aproveite benefícios exclusivos:

Alemanha ALEMANHA
Argentina ARGENTINA
Bélgica BÉLGICA
Chile CHILE
China CHINA
Colômbia COLOMBIA
Coreia do Sul COREIA DO SUL
Espanha ESPANHA
Estados Unidos ESTADOS UNIDOS
Itália ITÁLIA
Malásia MALÁSIA
México MÉXICO
Portugal PORTUGAL
Romênia ROMÊNIA
Tailândia TAILÂNDIA

* Esta lista está sujeita a alterações conforme critérios institucionais de cada universidade parceira.

Na Unifor, você se gradua Tecnólogo em Marketing com capacidade de desenvolver planejamento e administrar processos de marketing, analisar tendências de mercado, gestão de branding e do portfólio de produtos, sempre de forma a considerar as relações com stakeholders, baseadas em informações estratégicas a fim de trazer resultados efetivos e contribuir com o crescimento da organização.

Aqui, você aprende a trabalhar em todos dos subsistemas de marketing com competência para o gerenciamento de negócios. Vai desenvolver uma visão estratégica de negócios, com habilidade para identificar novas oportunidades, viabilizar negócios e gerar rentabilidade financeira.

Ao final do curso, como profissional de Gestão em Marketing, você será capaz de realizar análise sobre o comportamento do consumidor e suas influências na decisão de compra do produto, identificar oportunidades de mercado, gerenciar portfólio de produtos e o posicionamento da marca no mercado e planejar e implementar estratégias de marketing, definindo diretrizes, ferramentas e processos para o alcance dos objetivos.

Também poderá coordenar o planejamento e ações de comunicação integrada, desenvolver gerenciamento das marcas, coordenar ações de apoio para alcance das metas, avaliar e coordenar pesquisas de mercado para identificar oportunidades, benefícios e grau de satisfação da marca e produtos, além de planejar e coordenar ações de trade marketing, com domínio de técnicas e materiais necessários à venda.

Outras competências desenvolvidas durante o curso são as de avaliar e controlar o planejamento através de métodos quantitativos e métricas em marketing e gerenciar projetos e acompanhar a execução das fases para o alcance das metas. O curso tem nota 5 na avaliação do MEC, em escala que vai de 1 a 5.

Na Graduação Tecnológica da Unifor, você recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada. Durante o curso, recebe a certificação em Assistente de Gestão e Desenvolvimento de Produto e, ao final, tecnólogo em Marketing.

O curso de Marketing da Unifor possui nota máxima (5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores universidades do mundo pelos principais rankings internacionais e eleita a melhor instituição privada do Norte e Nordeste no prestigiado Ranking Universitário da Folha (RUF), a Universidade de Fortaleza oferece aos seus alunos uma experiência educacional completa, que transcende a sala de aula.

Curso de Marketing da Unifor impulsiona carreiras com inovação e prática profissional

Curso de Marketing da Unifor impulsiona carreiras com inovação e prática profissional

Com duração de dois anos, graduação tecnológica alia teoria e aplicação imediata no mercado, garantindo flexibilidade, empregabilidade e formação de alto nível para quem estuda e trabalha

Saiba mais
Davi Gomes

A Unifor sempre foi um sonho. Fazer parte dessa universidade é uma conquista! Lembro de todas as vezes que passava em frente e falava que um dia estudaria aqui. Hoje, eu tenho orgulho de dizer que 'sou Unifor'.

Davi Gomes - Marketing

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza tem como objetivo verificar o desenvolvimento das competências previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais.

🔗 Saiba mais sobre o sistema de avaliação da Unifor
📄 Resolução CEPE nº 44/2017 – Sistema de Avaliação 

O estágio é parte integrante da formação e pode ser:

  1. Obrigatório: consta na matriz curricular e é requisito para diplomação.
  2. Não obrigatório: atividade opcional complementar.

Ambos articulam teoria e prática, fortalecendo a formação profissional.

Critérios de aprovação:

  1. Frequência mínima entre 75% e 90%
  2. Nota final igual ou superior a 6,0

📄 Resolução CEPE nº 20/2017 – Estágio

O TCC é obrigatório para conclusão do curso e pode ser desenvolvido nas seguintes modalidades:

  1. Monografia;
  2. Artigo científico ou ensaio;
  3. Projeto técnico, protótipo ou produto, acompanhado de relatório.

O trabalho é orientado por um professor e avaliado conforme critérios definidos no PPC do curso.

📄 Resolução CEPE nº 45/2017 – TCC e CCE 

Todos os cursos de graduação da Unifor estão autorizados e/ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Os atos oficiais estão publicados no Diário Oficial da União (DOU).

🔗 Consulte os atos regulatórios no DOU
📄 Lista de referências dos cursos da Unifor no DOU 

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.

Coordenação

Não há resultados para sua busca.

Professores

Não há resultados para sua busca.

 

A graduação em Gestão de Marketing oferecida pela Universidade de Fortaleza possui a matriz curricular fechada. O aluno deve cursar todas as disciplinas referentes ao semestre. O curso possui parcelas fixas durante todo o período, cujo valor atualmente é de R$ 864,00* por mês. O curso tem 4 semestres de duração (2 anos).

*Valor referente ao ano de 2025.

 

PRÉ-INSCRIÇÃO 2026.1 | ESCOLHA COMO INGRESSAR