Publicidade e Propaganda Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Estudantes sorriem. Ao fundo, há o logotipo da agência 365 Lab

Esse curso é para quem quer...

...a melhor formação em Publicidade e Propaganda de Fortaleza; e atuar na pesquisa e inovação, na estratégia, na criação, na produção e na gestão de produtos e processos publicitários e comunicacionais de marcas e empresas.

e planeja...

trabalhar no departamento de comunicação e marketing de empresas, em agências de publicidade, em veículos de comunicação, em institutos de pesquisas e em produtoras de conteúdos e de serviços, bem como na atuação liberal como freelancer e na carreira acadêmica em Publicidade e Propaganda.

Período
Manhã

Duração
4 anos

Vagas
65

Informações para contato

Coordenação: Prof. Cláudio Henrique Nunes de Sena

  • E-mail de contato: publicidade@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3251
  • Endereço de contato: Bloco Q | Sala 03

Por que cursar Publicidade na Unifor?

Em 1997, o Estado do Ceará recebia o primeiro curso de Publicidade e Propaganda. Foi da Universidade de Fortaleza que saíram os primeiros publicitários de formação, profissionais que transformam a Comunicação dentro e fora do Estado. Além das agências de publicidade, nossos profissionais atuam nos diversos segmentos produtivos da Comunicação, seja como profissionais freelancers ou em departamentos de marketing e branding de empresas de diversos portes.

O Curso de Publicidade e Propaganda da Unifor foi desenvolvido a partir de quatro ciclos formativos. O estudante atuará em projetos que desenvolvem competências e habilidades que o tornarão um profissional polivalente para atuação em diversos setores da comunicação.

Ciclo I: Mercado e Consumo

  • Refletir sobre os cenários políticos, econômicos, sociais e culturais, em escala global, nacional, regional e local, que influenciam o ambiente mercadológico publicitário;
  • Realizar pesquisas de mercado que investiguem consumo, tendências, motivação, concorrência e imagem;
  • Demonstrar domínio técnico na manipulação e no uso de ferramentas e instrumentos próprios da atividade publicitária.

Ciclo II: Criatividade e Produção

  • Apresentar soluções criativas e persuasivas, em termos de estéticas e linguagens, nos âmbitos mercadológico, institucional e social, desde a concepção até a produção.

Ciclo III: Estratégia e Métrica

  • Analisar mediações comunicativas da cultura de consumo, pelos processos de midiatização publicitária;
  • Desenvolver estratégias de comunicação para problemas mercadológicos, utilizando ferramentas de comunicação integrada;
  • Monitorar resultados mercadológicos, institucionais e sociais das campanhas e de ações publicitárias.

Ciclo IV: Inovação e Gestão

  • Inovar em produtos e processos do meio publicitário para a garantia de princípios éticos, para a efetivação dos direitos humanos e para o desenvolvimento de projetos que contribuam para a sustentabilidade e a inclusão social.
  • Gerenciar departamentos de marketing e de comunicação, agências de comunicação e produtoras do setor comunicacional.

O aluno Unifor formado em Publicidade e Propaganda, além das especificidades do curso, também desenvolverá competências para o complexo mundo do trabalho no século XXI com base nas quatro dimensões abaixo:

  • Acompanhar seu próprio desenvolvimento e aprendizagem a partir do autoconhecimento e da reflexão sobre os seus processos de pensamento, tomada de decisão, estudo, metas e feedback;
  • Trabalhar com respeito, propósitos compartilhados e contribuição assertiva para conhecimentos, compreensões e experiências;
  • Compartilhar pensamentos, questões, ideias e soluções;
  • Exercer o conjunto de direitos e deveres do indivíduo que vive em sociedade, com poder para nela intervir e transformar.

O curso de Publicidade e Propaganda conta com o Núcleo Integrado de Comunicação – NIC, um complexo de laboratórios com mais de 2 mil m² voltados para a área da Comunicação. Ao total, o NIC possui em seu quadro 15 técnicos com habilidades específicas para cada um dos laboratórios, além de amplo acesso a computadores para ações de pré-produção, roteiro, produção e afins.

O NIC conta ainda com 26 ilhas de edição de vídeo, 2 estúdios completos de Audiovisual, Switch para edição linear, 3 estúdios de rádio, 1 estúdio de fotografia, 1 laboratório de fotografia analógica, 4 salas de projeção e o laboratório de impressão para atividades que envolvam prototipagem gráfica. Pelo turno da manhã, os alunos de Publicidade tem boa parte das suas atividades letivas realizadas nesses espaços de prática, que são ocupados pelos projetos de extensão e estágios à tarde.

O aluno de Publicidade e Propaganda pode realizar atividades de prática em um dos vários projetos do curso como a TV Unifor, a Rádio NIC, a Central de Eventos, o Laboratório de Impressão e o 365 Lab. Destacamos este último como principal espaço de prática do curso. Trata-se de uma agência experimental com funcionamento diário no NIC. Com mais de 20 anos de história, passaram por lá diferentes gerações de publicitários cearenses.

A agência 365 Lab tem sido motivo de muito orgulho para o curso, tendo ganhado seis vezes o prêmio de melhor agência experimental do Brasil (EXPOCOM/INTERCOM). Há um forte reconhecimento do mercado publicitário em relação à agência, fortalecido pelas parcerias que ela promove com o setor.

A Semana de Publicidade e Propaganda (SP&P) é um evento anual que promove a aproximação dos estudantes do curso das demandas do mercado de trabalho. Além de convidados, palestras, oficinas, destacamos a Mostra de Publicidade e Propaganda, existente desde 2006. O projeto é uma importante vitrine para o mercado do que é produzido no curso. Destacamos também o desafio da Jornada Criativa em que equipes desenvolvem uma campanha publicitária para um cliente de mercado durante uma madrugada no campus.

Os melhores trabalhos do curso compõe a revista Sacada, portfólio anual do curso de Publicidade e Propaganda Unifor, produto editorial encaminhado para empresas, agências publicitárias e associações científicas de todo o Brasil.

Idealizado no ano de 2004, o projeto Pau-de-Arara tem como objetivo estimular o contato dos estudantes com a cultura local por meio da produção de fotografias e vídeos documentais. 

A cada edição, cerca de 40 alunos viajam por municípios nordestinos, acompanhados de professores e técnicos e recepcionados por guias locais, em itinerários de cerca de três a quatro dias. Ao final, uma exposição apresenta ao público os melhores trabalhos desenvolvidos.

A iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão da Unifor, por meio do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), visa conscientizar os alunos do seu papel social, despertando neles a importância da cultura regional, levando essa experiência para o seu futuro profissional.

Além disso, o Pau de Arara também funciona como uma forma de pesquisa acerca de outros espaços, utilizando a fotografia como instrumento artístico, documental e etnográfico.

Para conhecer um pouco mais sobre edições anteriores, confira essas matérias:

O Indício é o maior evento acadêmico em Comunicação da Unifor. Ele promove um espaço educativo de troca de conhecimentos e interação. É uma grande experiência na formação, pois mistura produção acadêmica e desenvolvimento de produtos, fazendo com que muitos tenham a sua primeira experiência em um congresso. Trata-se de um evento que reúne professores, pesquisadores e alunos do curso para debater temas relevantes e pesquisas na área da Comunicação.

Mais de 1.000 profissionais formados ao longo de mais de 22 anos de história.

Melhor curso de Publicidade e Propaganda entre instituições privadas do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Segundo RUF - Ranking Universitário Folha 2019);

Mais de 500 trabalhos de estudantes publicados em Anais de congressos e revistas científicas conceituadas ao longo de mais de 20 anos do curso;

1º Lugar em diversos prêmios locais, regionais, nacionais e internacionais de Comunicação como o Prêmio Gandhi, Prêmio Assis Santos, Prêmio Ban Ban Ban de Publicidade, Expocom, entre outros;

6 vezes Melhor Agência Experimental do Brasil (Prêmio EXPOCOM da Associação Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação).

O curso de Publicidade e Propaganda da Unifor possui nota 4 (o índice máximo é de 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do Ministério da Educação (MEC). O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

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Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.

Coordenação

Não há resultados para sua busca.

Professores

Não há resultados para sua busca.

 

A graduação em Publicidade e Propaganda adota o sistema de semestralidade, cujo valor é expresso em créditos (um crédito equivale a 18 horas-aula) e distribuído em 6 parcelas mensais. O valor da mensalidade depende do número de créditos cursados pelo aluno, de acordo com a sua conveniência.

  • 1 crédito = 18 horas/aula
  • Valor do crédito hora/aula*: R$ 533,00
  • Valor do crédito laboratório*: R$ 666,25

* Valores referentes ao ano de 2024. Desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão. Não sendo cumulativo com outros benefícios.

Como calcular

Para calcular a mensalidade do semestre, o aluno deve ter como base a quantidade/valor dos créditos (teórico ou prático) que deseja cursar, sendo 12 o valor mínimo por semestre. Seis créditos (com base sempre no valor teórico) são divididos entre as mensalidades dos dois primeiros meses do semestre; e os créditos restantes (teóricos e/ou práticos) divididos entre os quatro meses seguintes. 
 

 Simulação 1° Semestre Créditos: 12 teóricos e 8 práticos
Mensalidade Valor
R$ 1.599,00
R$ 1.599,00
R$ 2.132,00
R$ 2.132,00
R$ 2.132,00
R$ 2.132,00