Administração Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Jovem trabalha em notebook que está sobre mesa com documentos.

Esse curso é para quem quer...

…a melhor formação em Administração de Fortaleza e atuar como gestor de organizações e pessoas, com habilidade de tomar decisões, definir e executar estratégias, contratar, investir e posicionar-se no mercado, a partir da análise de cenários e identificação de novas oportunidades de negócios.

E planeja...

...trabalhar nas áreas de Finanças, Marketing, Operações e Logística, Tecnologia de Informação e Gestão de Pessoas, em organizações públicas ou privadas, como consultor ou dono do próprio negócio, seja no mercado nacional ou internacional. 

Período
Manhã | Noite

Duração
4 ou 6 anos

Vagas
180

Informações para contato

Coordenação: Prof Josimar Souza Costa

  • E-mail de contato: administracao@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3192
  • Endereço de contato: Bloco R | Sala 4

Por que cursar Administração na Unifor?

O Curso de Administração da Unifor recebeu, por duas vezes consecutivas, nota máxima pelo Guia do Estudante – Profissões Vestibular, publicado pela Editora Abril. 

A formação dos nossos alunos tem matriz atualizada e voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os desafios do mercado de trabalho. Ela acontece em ciclos (Funcional, Gerencial e Estratégico), no qual o conhecimento do estudante evolui de forma integrada e crescente em grau de complexidade, aproximando sua experiência acadêmica ao ambiente organizacional e mercadológico.

No Curso de Administração da Unifor, a partir do 5º semestre, você pode, por meio das Trilhas de Formação, optar por aprofundar conhecimentos na área da Administração com a qual tenha maior afinidade. Isso possibilita a você concluir o curso com o Grau de Bacharel e ter certificação especial na área escolhida.

Nossas Trilhas:

  • Gestão Estratégica e Inovação
  • Gestão de Pessoas
  • Finanças
  • Marketing
  • Negócios Internacionais

Para conhecer mais sobre as trilhas, CLIQUE AQUI

Ao final do curso, você pode obter dupla titulação estrangeira (Double Degree Programme) pela parceria entre a Unifor e a Universidade Negocia de Paris (França) e a Universidade Berlin School of Economics and Law (BSEL - Alemanha). Além disso, a Unifor é pioneira na oferta de disciplinas em língua inglesa em cursos da área administrativa. As disciplinas em língua inglesa possibilitam a você apreender o conteúdo na área de negócios e a compartilhar da companhia de colegas de sala que são alunos estrangeiros em intercâmbio na Unifor.

Na Unifor, o Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) foi criado para intensificar o contato dos alunos das áreas de Gestão, como Administração e Ciências Contábeis. O EGES oferece consultoria especializada na área de empreendedorismo, assessorias e organização de planos de desenvolvimento de mercado ao atuar na geração de soluções para empresas públicas e privadas.

O Curso de Administração prepara você desde o primeiro semestre para adquirir competências associadas aos eixos Empreendedorismo, Liderança e Pesquisa a partir da utilização de uma série de recursos e ferramentas diferenciadas.

Aqui na Unifor você tem acesso a laboratórios com softwares específicos da Administração, além de participar de projetos vinculados ao Núcleo de Práticas de Gestão e ao Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade – EGES. As práticas enriquecem a experiência acadêmica e preparam você para os desafios do mercado de trabalho, e o estimula para o desenvolvimento de habilidades e atitudes com foco desempenho do Administrador.

Saiba mais em:  www.unifor.br/eges

O Projeto Bagagem, realizado pelo curso de Administração da Unifor, tem o objetivo de realizar viagens técnicas para visitar empresas consideradas de classe mundial e líderes de seus segmentos para troca de experiências em gestão e administração. 

Os alunos já realizaram viagens à cidade de São Paulo e Recife, onde os alunos visitaram empresas como Bayer, Mercedes-Benz, Novartis, Embraer, Ernst & Young (EY), Natura, Rede Globo, Scania Brasil, TOTVS, Universidade do Hambúrguer - McDonalds, Porto de Suape, Porto Digital, Nannai Resort e o Instituto Brennand. Após a visita, os alunos participantes produzem um relatório sobre o que foi aprendido durante as visitas. A

O curso de Administração da Unifor promove anualmente o evento Encontro de Pesquisa em Administração (EPA), que tem por objetivo incentivar jovens talentos no campo da pesquisa científica em Administração e iniciar sua preparação para futuros programas de Pós-Graduação. 

Clique aqui e conheça o projeto EPA

O curso de Administração da Unifor possui nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). O CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade, em cada área, e considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4