null Aberto processo seletivo para participação no projeto “Render-CE”

Qui, 8 Dezembro 2022 16:02

Aberto processo seletivo para participação no projeto “Render-CE”

A iniciativa estimula parcerias e fortalece o voluntariado com foco no desenvolvimento de comunidades, por meio do trabalho conjunto entre alunos, professores e artesãos


Na terceira edição, os selecionados desenvolverão produtos de moda ou home decor utilizando as tipologias da renda e do bordado (Foto: Getty Images)
Na terceira edição, os selecionados desenvolverão produtos de moda ou home decor utilizando as tipologias da renda e do bordado (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, por meio da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), está com processo seletivo para o “Render-CE”, iniciativa realizada em parceria com a Loja do Bem, do Shopping Iguatemi Bosque. A terceira edição do projeto vai beneficiar os artesãos do município de Aquiraz. As inscrições seguem até o dia 16 de dezembro de 2022. Confira o edital com as condições para participação da iniciativa.

Voltado para os estudantes da instituição interessados em desenvolver produtos de moda ou home decor utilizando as tipologias da renda e do bordado, o projeto tem como propósito promover a industrialização inclusiva e sustentável, a inovação e a visibilidade do artesanato, a partir da conjunção de saberes promovida por meio da interação e do trabalho conjunto entre alunos, professores e artesãos.

As peças desenvolvidas terão sua produção subsidiada pela Loja do Bem, onde serão expostas e comercializadas (loja física e redes sociais), com assinatura dos criadores (aluno e artesão). O desenvolvimento dos produtos terá mentoria dos professores da Unifor. Além disso, os alunos e artesãos receberão formação em “Oficina criativa com desenho para atividades manuais'', com o artista Mario Sanders, certificada pela Universidade de Fortaleza e pelo Instituto do Bem.

As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de formulário online. Estão sendo ofertadas 20 vagas, destinadas para alunos regularmente matriculados no semestre de 2022.2 e egressos graduados a partir de 2020.1 dos cursos da Unifor com afinidade à proposta do edital.

Troca de experiências

O projeto “Render-CE” propicia uma rica troca de experiências entre os estudantes, os artesãos e os professores da Unifor, além de contribuir para aproximar os alunos de elementos importantes da cultura cearense, beneficiando todos os envolvidos no processo de criação das peças.

“Para os alunos a experiência foi bem interessante, pois eles sempre desenvolviam projetos acadêmicos em que os clientes eram eles mesmos. Nesse caso, eles fazem um trabalho em que eles têm que atender uma demanda na qual eles precisam se comunicar com pessoas bem simples e humildes para poder desenvolver o projeto em conjunto com os artesãos”, afirma Herbert da Rocha, professor de Marketing Digital e do novo curso de Design da Unifor.

O docente destaca ainda que a iniciativa é também uma grande oportunidade para os artesãos. “Na última edição, eles relataram que foi muito bom ter essa troca com pessoas jovens e também com os processos, pois, embora eles tivessem trabalhando com argila, algo que eles dominam, os alunos estavam explorando os limites para eles poderem trabalhar formas diferentes das que eles estavam acostumados a desenvolver, o que fez com que eles pudessem enxergar novas possibilidades para projetos futuros”, acrescenta.

Raquel Amaro, aluna no curso de Design de Moda, participou da última edição do Render-CE e desenvolveu uma saída de banho de macramê (Foto: Arquivo pessoal)

Jocelani Castilhos, aluna do 12º semestre de Engenharia de Produção da Unifor, que participou da última edição do “Render-CE” desenvolvendo quatro pratos feitos com argilas com desenhos regionais no centro, relata que viu no projeto uma grande oportunidade. “O que me motivou, foi aprender mais sobre como as peças são produzidas e ajudar de alguma forma os artesãos, colaborando com a cultura do nosso estado”, relata.

Para Raquel Amaro, aluna do 5º semestre do curso de Design de Moda, participar do projeto foi uma experiência inspiradora. “Vim de uma família onde as artesanias são tradição, e esse projeto com certeza me trouxe uma visão ainda mais ampla de juntar artesanato, cultura e moda. Desenvolvi junto com a professora Renata e o artesão Alberto, uma peça de vestuário na tipologia do macramê. Decidimos criar uma saída de banho que pudesse proporcionar ao usuário a opção de usar em outras ocasiões. O resultado não poderia ser outro, o sentimento foi de realização em saber que contribuímos para esse projeto que valoriza a história do nosso povo e os artesãos”, celebra.