null Ação “ECOnemo” faz entrega de garrafas PET à associação de catadores de Fortaleza

Seg, 31 Outubro 2022 16:11

Ação “ECOnemo” faz entrega de garrafas PET à associação de catadores de Fortaleza

Outras ações de cunho socioambiental irão acontecer ainda este ano na Universidade de Fortaleza


Presidente da Socrelp, Janete Cabral, ao lado do material arrecadado na Unifor em mais de três meses de ação (Foto: Ares Soares)
Presidente da Socrelp, Janete Cabral, ao lado do material arrecadado na Unifor em mais de três meses de ação (Foto: Ares Soares)

A ação ECOnemo, fruto da parceria da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, com a Lamarka Ambiental, realizou, no último dia 28 de outubro, a entrega do material arrecadado à presidente da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (SOCRELP), Janete Cabral.

Na ocasião, a docente da Unifor, Lamarka Lopes Pereira, ao lado do sócio, Rógeres Santos, e de alunos do curso de Engenharia Ambiental, fez o repasse à representante da associação e destacou a importância da ação para a comunidade acadêmica. “Quando os alunos realizam ações de educação ambiental e desenvolvem essas habilidades, eles já estão se preparando para propor e realizar iniciativas semelhantes quando formados”, afirma Lamarka.

O ECOnemo faz parte do Projeto Rebola Certo, e a instalação está presente no Centro de Convivência da Universidade desde 8 de julho de 2022. Além da iniciativa, outras ações estão previstas para dar continuidade ao Rebola Certo: o Roupa Solidária - que receberá doações de roupas e brinquedos - e o Bota Ponta - um coletor de bitucas de cigarro projetado para campanha antitabagismo no campus.

Segundo a professora, envolver jovens universitários no projeto traz inúmeros benefícios, entre eles: movimentar a comunidade acadêmica para a necessidade de ações socioambientais, apresentar à população a responsabilidade da instituição de ensino em relação ao meio ambiente, e promover ajuda às comunidades beneficiadas com os resíduos.

A presidente da SOCRELP ressalta que, atualmente, 16 famílias são diretamente beneficiadas pelo trabalho da sociedade, além de 25 pessoas que vendem o material esporadicamente. Entretanto, Janete lamenta não haver uma maior consciência ambiental da população em relação ao descarte de resíduos.

“As pessoas têm conhecimento, mas não querem ter o trabalho de fazer a coleta seletiva e a devida separação entre lixo comum e lixo reciclável”. Cabral afirma que, juntamente com o material adequado à reciclagem, recebe também lixo orgânico, o que dificulta o trabalho de separação e envio para os compradores. 

Para Lamarka, o Ceará ainda está muito longe de uma correta atuação em relação aos resíduos recicláveis. No entanto, apesar do aparente desinteresse da população em geral, a Administração Pública já começa a realizar movimentos com o intuito de dar exemplo à sociedade e incentivar a participação dos cidadãos em ações relacionadas à temática.

Com o Decreto Estadual Nº 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta se comprometem a dar adequada destinação aos resíduos recicláveis, com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores. Janete aprova a ideia com uma ressalva: “o ideal seria que, em vez de obrigação, existisse uma conscientização”.

O ECOnemo continua no Centro de Convivência da Unifor, e quem se interessar em contribuir individualmente com o trabalho da SOCRELP tem a opção de levar materiais recicláveis diretamente à sede da associação, que fica no bairro Jacarecanga. Em caso de grandes quantidades, é possível solicitar que a associação envie um veículo de transporte para fazer a coleta.

Serviço

Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu
Endereço: Rua Costa Matos, 8A - Jacarecanga, Fortaleza - CE
Contato: (85) 3214-3515