null Acolhida 2024.1 reúne centenas de calouros no campus da Unifor

Qua, 31 Janeiro 2024 18:28

Acolhida 2024.1 reúne centenas de calouros no campus da Unifor

Momento contou com apresentações do Coral e da Big Band Unifor, esquete do Grupo Mirante de Teatro, sorteios de brindes e muito mais


Durante a ocasião, os novos estudantes puderam conhecer mais sobre a estrutura da Universidade, assim como seus diversos projetos e oportunidades (Foto: Ares Soares)
Durante a ocasião, os novos estudantes puderam conhecer mais sobre a estrutura da Universidade, assim como seus diversos projetos e oportunidades (Foto: Ares Soares)

Na tarde desta quarta-feira (31), a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, recebeu centenas de calouros para a Acolhida 2024.1. O momento, que aconteceu na Área Verde da instituição (atrás do Ginásio Poliesportivo), deu as boas-vindas aos novos estudantes com uma programação repleta de atividades especiais.

A ocasião contou com apresentações musicais do Coral e Big Band Unifor, e uma esquete teatral intitulada “A Jornada Acadêmica” performada pelo Grupo Mirante de Teatro. Além disso, o professor Randal Pompeu, reitor da Universidade, e a professora Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, subiram ao palco para falas introdutórias e para apresentar o corpo docente da Unifor. 

“Sejam muito bem-vindos! É um prazer recebê-los hoje. Quero dizer que eu também já fui aluno aqui, assim como vocês. Fiz engenharia civil, mestrado e construí minha carreira acadêmica na Unifor. Então, aproveitem tudo o que a Universidade tem para dispor: atividades curriculares e extracurriculares, laboratórios, excelentes professores, as possibilidades de fazer missão ou intercâmbio no exterior, entre diversas outras oportunidades", pontua Randal Pompeu, reitor da Unifor. 

O restante da programação do evento incluiu ainda sessões informativas sobre os setores e serviços da instituição; dinâmicas valendo brindes; jogos em espaços esportivos e, para finalizar, show da banda Infinita Madrugada, vencedora do festival de música Unifor Fest 2023.

“A intenção é que esse seja um momento de muita alegria, para que os alunos entendam a importância de cada um e o quanto a Universidade se renova quando recebe novos estudantes. A Unifor completou 50 anos, mas nós nos reinventamos a cada dia. A presença de vocês nos motiva a continuar nessa batalha de fazer sempre mais e melhor”, afirma a vice-reitora Maria Clara Bugarim. 

Com a palavra, os calouros

Além de apresentar a Universidade de Fortaleza para os calouros, a acolhida proporcionou um momento de conexão entre os novos alunos. Durante a tarde, eles puderam se conhecer e compartilhar as expectativas para o primeiro semestre de suas jornadas acadêmicas. 


(Foto: Ares Soares)

Sofia Praça, caloura do curso de Direito, revela que torce para que a graduação transforme sua vida. A estudante veio para a Feira de Profissões em 2023 e revela que ficou apaixonada pelo júri simulado. "Quero muito estagiar no Escritório de Práticas Jurídicas da Unifor e vou correr atrás de tudo o que puder na Universidade", diz. 

Novo aluno da graduação em Engenharia da Computação, Francisco Mário espera que o curso traga muitos aprendizados. "Espero também me divertir bastante, conhecer pessoas novas, ter boas experiências e conquistar todos os objetivos que almejo", declara o calouro.


(Foto: Ares Soares)

Para Sabrina Freitas, também ingressante do curso de Direito, estar na Unifor é um sonho. "Estou com altas expectativas e espero sair da Universidade uma grande profissional. A Unifor é uma das melhores instituições e sei que sairei daqui bem preparada para o futuro", assegura a discente. 

André Leitão, calouro da graduação em Nutrição, já vem de uma família de egressos: seu pai fez Direito e sua irmã também é nutricionista formada pela Unifor. "Todos dizem que aqui é maravilhoso, então não tinha como eu escolher outra instituição além da Universidade de Fortaleza”, afirma.