null Alunos e professores da Universidade de Munique visitam Unifor e Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz

Sex, 8 Março 2024 11:57

Alunos e professores da Universidade de Munique visitam Unifor e Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz

A visita faz parte do programa de intercâmbio internacional da Universidade de Fortaleza


Além do campus da Unifor, os alemães farão visitas técnicas no Complexo Cultural Edson e Yolanda Queiroz, Castelão e edifício Next, na Aldeota (Imagem: Divulgação)
Além do campus da Unifor, os alemães farão visitas técnicas no Complexo Cultural Edson e Yolanda Queiroz, Castelão e edifício Next, na Aldeota (Imagem: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, recebe, nos dias 9 e 11 de março, docentes e alunos da Universidade de Ciências Aplicadas de Munique, Alemanha, com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico e fortalecer os laços de colaboração entre as duas instituições de ensino superior. A visita do grupo de alemães está sendo coordenada pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), por meio do curso de Engenharia Civil, e pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI/Unifor). Além do campus da Unifor, os alemães farão visitas técnicas no Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, Castelão e edifício Next, na Aldeota.

A professora Débora Carla, coordenadora do curso de Engenharia Civil, destaca que a visita contribuirá ainda para a formação acadêmica da Unifor, na medida em que proporcionará aos seus alunos e professores a oportunidade de conhecer de perto as práticas e tecnologias utilizadas em ambientes acadêmicos e profissionais internacionais, enriquecendo assim suas experiências educacionais e profissionais. Ela ressalta que as visitas contarão com a participação de alunos e professores do curso de Engenharia Civil da Unifor.

Segundo a coordenadora, a importância dessa visita é significativa também para o processo de internacionalização da Unifor: “Ao receber uma instituição renomada como a universidade alemã, a Unifor fortalece sua posição como instituição de ensino de excelência, aberta à colaboração e intercâmbio globais. Essa interação promove a troca de conhecimento, experiências e perspectivas entre estudantes e professores de diferentes culturas e contextos acadêmicos, contribuindo para a internacionalização do currículo e para a formação de profissionais mais globalmente conscientes e competentes”, pontua.

Com o intercâmbio, os alunos terão acesso a novos métodos de ensino, tecnologias e perspectivas, enriquecendo sua formação acadêmica, além de networking internacional. “A visita proporciona oportunidades de estabelecer contatos com professores e alunos de renomadas instituições estrangeiras, abrindo portas para futuras colaborações e oportunidades de pesquisa”, destaca a professora Débora Carla.

Professores e alunos terão a chance de participar de discussões e atividades práticas com especialistas internacionais em engenharia civil, aprimorando suas habilidades e conhecimentos, além de a Unifor reforçar sua reputação como instituição de ensino de excelência e comprometida com a internacionalização, o que pode atrair mais alunos e parcerias acadêmicas no futuro.

“A interação com estudantes e professores estrangeiros proporciona uma oportunidade única para uma imersão cultural, promovendo a compreensão intercultural e o respeito pela diversidade. Em suma, essa visita é uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços acadêmicos e culturais entre as instituições envolvidas, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência enriquecedora e transformadora para alunos e professores da Unifor”, finaliza.

Confira a seguir a programação da visita de alunos e docentes da Alemanha a Fortaleza.

9 de março (sábado)

8h às 9h30 | Auditório da Biblioteca Central

  • Palestra “Construindo Conexões Globais: Intercâmbio Acadêmico entre Brasil e Alemanha” | Lina Sena (NEI)
  • Palestra “Uma Jornada pelos Detalhes Construtivos do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz” | Engenheiro civil Eduardo Leite (egresso e atual professor da Unifor)

9h40 às 13h

  • Visita técnica ao Castelão | Engenheiro Paulo Castro (CEO da Sian Engenharia)

11 de março (segunda-feira)

12h15

  • Visita ao Campus da Unifor

14h50 às 16h30

  • Visita a obra do Edifício Next (Aldeota)