null CSE Informa: Quer publicar artigos sobre saúde? Conheça opção de periódico científico

Seg, 5 Fevereiro 2024 14:44

CSE Informa: Quer publicar artigos sobre saúde? Conheça opção de periódico científico

Organizada pelo Conselho Superior de Editoração da Unifor, a Revista Brasileira em Promoção da Saúde vê muito além de uma visão biomédica centralizada na cura


Uma das áreas de publicação de artigos científicos dos periódicos Unifor é destinada ao ramo da saúde e a atuação inter e multidisciplinar e seus relatos de experiências (Imagem: Divulgação)
Uma das áreas de publicação de artigos científicos dos periódicos Unifor é destinada ao ramo da saúde e a atuação inter e multidisciplinar e seus relatos de experiências (Imagem: Divulgação)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)


O cuidado pelo bem-estar físico tem um histórico recorrente de entender o sujeito de um ponto de vista individualizado, curativo ou tendo o tratamento clínico como grande foco do processo do paciente. No entanto, a promoção da saúde engloba outras esferas para além do tratamento e da via medicamentosa, contando com outras experiências para auxiliar nesse processo.

Tal perspectiva recorre a rodas de conversa, uso de cultura e arte, educação, reconhecimento do território — tanto para os indivíduos e coletividades quanto para trabalhadores da saúde —, ou seja, tudo que traz bem-estar, autonomia e cuidado de uma maneira geral e humanizada. É para divulgar estudos e promover discussões sobre este tópico que a Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS) existe.

Gerida pelo Conselho Superior de Editoração (CSE), vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, a RBPS é um periódico acadêmico que fomenta o desenvolvimento da promoção da saúde e da saúde coletiva. Isso se dá por meio da publicação científica advinda de ações e pesquisas de relevância e correlação com estas áreas.

Fundada em 1984, a publicação contempla políticas públicas, ambientes saudáveis, capacitação comunitária, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas, assim como a reorientação de serviços de saúde. 

Sobre o que escrever da RBPS?

A revista vem passando por um processo de reestruturação em seu escopo. A ideia é englobar diversos campos para suas publicações além da área da saúde, como ramos que também abrangem o cuidar, rompendo com uma estratégia biomédica centralizada na cura, na remissão de sintomas e na atuação protagonista dos profissionais dentro dos equipamentos de saúde.

A RBPS publica artigos originais, artigos de revisão e descrição de experiências. Sua publicação é bilíngue (em português e inglês ou espanhol) com acesso aberto pelo Portal de Periódicos da Universidade de Fortaleza. O tipo de conteúdo abrigado na revista engloba os seguintes temas:

  • pesquisas de natureza descritiva,
  • pesquisas de natureza analítica,
  • estudos clínicos, epidemiológicos e ambientais,
  • artigos de revisão,
  • descrição de experiências.

Para a Drª Ana Almeida, editora-chefe da revista e professora da Unifor, a RBPS tem se preocupado em acompanhar as novas demandas, contextos e anseios da sociedade, agregando e reconhecendo as distintas possibilidades de ser e viver no mundo. Ela afirma estarem atentos e buscando cada vez mais dar voz para que todos possam partilhar seus conhecimentos e práticas.


“Promover saúde se faz no e para o território, um espaço vivo e que absorve, parafraseando Caetano Veloso, a dor e delícia de ser o que é. Nesse sentido, precisamos pensar na partilha como uma construção de saberes, um exercício de reflexão e criticidade diante do que nos é apresentado. Pensar em saúde e não reconhecer as distintas dimensões da vida e do coletivo, não produzirá nada novo.”Ana Almeida, editora-chefe da RBPS

Pesquisa em saúde

A pesquisa no campo da saúde sempre foi uma das áreas de maior respaldo no mundo acadêmico em razão das inovações em tratamentos, medicamentos, descobrimento de doenças e do desenvolvimento, associado à tecnologia, de novas técnicas e aparelhos para diagnósticos. E ainda, na produção de conhecimentos e práticas que reconhecem o sujeito para além da doença, em suas múltiplas dimensões que incluem aspectos psicossociais. 

Dessa forma, enfatiza-se a importância na produção de relatos de experiências dos mais diversos contextos na área da saúde. Contudo, como a própria RBPS enfatiza, a saúde pode ser muito mais do que a relação paciente-profissional e do viés doença-cura. É ideal pensar nas práticas de promoção da saúde e sua determinação social, com estratégias individuais e coletivas de educação em saúde, fortalecimento da autonomia e protagonismo e ações de prevenção. 

Encorajar profissionais da saúde e comunidades a manter hábitos saudáveis, produção e consumo de arte, bem como ampliar o espaço acadêmico para saberes para além da universidade, como saberes tradicionais dos povos originários, por exemplo, também pode ser uma forma eficaz de atingir tal objetivo.

Sobre o CSE

Quer publicar artigos científicos? Conheça mais sobre o Conselho Superior de Editoração (CSE), setor voltado para a comunidade acadêmica da Universidade de Fortaleza e que disponibiliza diversos serviços para alunos e professores.

 

A coluna “CSE Informa” é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.