null De malas prontas para o conhecimento

Seg, 5 Dezembro 2022 11:08

De malas prontas para o conhecimento

Com experiências práticas no Brasil e no exterior, as Missões da Pós-Unifor unem conhecimento, networking e vivências transformadoras nas mais diversas áreas de atuação


Dos cursos às visitas técnicas realizadas durante as Missões da Pós-Unifor, os discentes mergulham em uma jornada de aprendizado e conexões reais (Imagem: Divulgação)
Dos cursos às visitas técnicas realizadas durante as Missões da Pós-Unifor, os discentes mergulham em uma jornada de aprendizado e conexões reais (Imagem: Divulgação)

É assim como sair da caixa para mergulhar em um mundo novo de conhecimento. As Missões da Pós-Unifor levam os alunos em inesquecíveis viagens pelo Brasil e pelo exterior para experienciar práticas e entrar em contato intenso com a excelência de empresas e instituições renomadas. Quem já foi diz sair transformado e com a cabeça fervilhando para criar e aprender ainda mais.

Tornar-se um cidadão do mundo, bebendo referências de diferentes países e culturas, é um mantra repetido à exaustão no tempo globalizado em que vivemos. Por isso, a Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, vem investindo fortemente nessa troca de conhecimento intercultural.

Dos cursos às visitas técnicas realizadas durante as Missões da Pós-Unifor, os discentes mergulham em conhecimento, networking e vivências transformadoras em seus campos de atuação. Ao menos seis delas ocorreram em 2022, nas áreas do Direito, da Administração e da Saúde. Mas, ano a ano, há opções para muitos campos.

“Buscamos oferecer experiências práticas, diferenciadas e de excelência, oportunizando ao aluno vivenciar novas realidades, compreender diferentes cenários e visitar instituições renomadas. Destaca-se que essas missões ampliam relações com professores e estudantes de várias regiões do Brasil e de outros países”, explica a diretora da Pós-Unifor, professora Christina Praça.

As missões são oferecidas na pós-graduação Stricto Sensu como parte dos módulos internacionais previstos nos projetos pedagógicos dos programas acadêmicos e mestrados profissionais, podendo incorporar demais interessados que efetuem as inscrições. Já na Lato Sensu, as missões estão vinculadas aos cursos de especialização e MBA, agregando participantes que façam a adesão por meio da Educação Continuada.

Próxima parada: Coimbra

“A experiência me trouxe a oportunidade de ‘sair da caixa’, de saber que existe um mundo cheio de novas possibilidades”, conta a mestranda em Direito Constitucional Neíse Costa e Silva Fontenelle. Ela atravessou quase seis mil quilômetros neste mês de novembro para buscar conhecimento numa experiência de 11 dias entre Portugal e Espanha. 


Alunos da Pós-Unifor durante a Missão Coimbra (Foto: Arquivo pessoal)

Na Missão Coimbra, não faltou oportunidade para aprender e fazer networking. Os participantes assistiram a aulas nas universidades de Coimbra e Salamanca, visitaram instituições jurídicas, como o Supremo Tribunal de Justiça português, e visitaram escritórios de advocacia renomados em Lisboa.

Foi um prato cheio servido aos alunos da Lato e Stricto Sensu da Pós-Unifor, sejam os mais acadêmicos ou os mais interessados no mercado, para imergir em culturas diferentes e aprender com a legislação comparada. “A gente fez muitos contatos e conheceu novas pontes que existem em nossa profissão, nas quais a gente pode investir e desbravar outros caminhos”, diz Neíse, que fez graduação e mestrado na Universidade.

Ela conta que decidiu participar da missão para ter novas experiências e adquirir uma visão internacional do conhecimento não só na parte intelectual, mas também para aprimoramento pessoal com a vivência. “A experiência foi perfeita!”, disse, animada, antes mesmo de voltar ao Brasil. O ponto alto para ela foi ter uma nova perspectiva sobre os Direitos Humanos a partir dos acadêmicos e profissionais europeus.


“É um aprendizado intelectual e também cultural. A vantagem da Missão é que saímos mais preparados para encarar o mercado de trabalho, com um curso diferente e do qual saímos transformados como pessoas”
Neíse Costa e Silva Fontenelle, mestranda em Direito Constitucional

Voltar da França com sede de mais conhecimento

Nossa próxima parada é a França, mais precisamente em Rouen, para onde viajou a discente Analayde Azevedo neste mês de outubro. Ela foi juntamente com a turma do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) para concluir o módulo internacional já previsto na grade curricular. Este, aliás, foi um dos motivos da egressa da graduação em Enfermagem ter escolhido continuar na Unifor, dessa vez na Pós.

No meio do percurso, nenhuma sombra de arrependimento. “Voltei sedenta de novas experiências, querendo estudar, me aprofundar e colocar em prática o que aprendi. Todos voltam emocionados, empoderados, com outra visão de mundo", conta a enfermeira.


“Quem vai sempre volta com aquela vontade de incentivar outras pessoas do curso a também passarem por essa maravilhosa experiência que a gente tem. Fortaleci o currículo, fiz networking e representei a nossa universidade lá fora”
Analayde Azevedo, discente do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

Ela diz que fazer o mestrado foi como realizar um sonho. Bolsista do CNPQ na graduação e já amante do mundo acadêmico, optou por dedicar-se à especialização e ao mercado por meio da paixão pela nefrologia. Agora, aos 51 anos, está concluindo o mestrado, com direito à defesa da dissertação em solo internacional.

É que Analayde conseguiu fazer sua apresentação na Universidade de Rouen depois de já ter contato com vários docentes internacionais pelas ações da Unifor. Tudo isso em meio a uma série de visitas a centros hospitalares, práticas setorizadas de enfermagem e formações. “Trabalhamos nosso networking com outros mestrandos e enfermeiros. Voltei fascinada com esta fonte de conhecimento. É uma troca de culturas na área da enfermagem”, resume.


Analayde apresentou seus estudos do mestrado na França (Foto: Arquivo pessoal)

E como se internacionalizar nunca é demais, Analayde aproveitou para esticar a viagem até Portugal, onde apresentou três outros trabalhos em um encontro da Escola de Enfermagem do Porto. “Quem não quer ter essa troca de conhecimento fora [do País]? É enriquecedor para o nosso currículo e para nossa vida”, instiga ela.

#Partiu aprimorar práticas de mediação de conflitos em Nova York

Nem só de mestrados acadêmicos se fazem as Missões da Pós-Unifor. Quem está no mestrado profissional também pode arrumar suas malas para buscar conhecimento. Pelo menos foi isso que fez Achernar Sena de Souza, aluna do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos.

Em agosto de 2022, ela embarcou de Fortaleza rumo à Nova York para fazer parte da turma “Mediação de conflitos: experiência norte”. Lá, Achernar teve a chance de assistir aula na Universidade de Columbia, uma das mais renomadas dos Estados Unidos. Além, claro, de visitar escritórios privados de mediação/negociação e as principais cortes que integram o sistema de justiça da “Big Apple”.


“Ouvir e trocar experiências com advogados, mediadores, juízes e servidores que compõem o sistema de justiça norte-americano nos mostrou caminhos possíveis para desenvolver e aprimorar a nossa atuação profissional, o que já nos proporcionou um diferencial de mercado em razão do conhecimento prático adquirido”
Achernar Sena de Souza, aluna do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos

Para ela, participar da Missão em Nova York mostrou que conhecer pensamentos, técnicas e formas de atuar diferentes é uma poderosa ferramenta para consolidar e aprimorar as condutas profissionais. “É uma experiência rica, prática e de qualidade para os alunos que, provavelmente, não teriam acesso a esse tipo de conhecimento sozinhos ou através de outras instituições”, declara.

Viver o mundo administrativo com empresas dos Estados Unidos

Quem também desembarcou em Nova York para aprimorar os conhecimentos durante o Mestrado Profissional em Administração (MPA) foi a egressa Flávia Albuquerque. Lá, ela teve a oportunidade de assistir aulas na renomada Universidade de Columbia, além de visitar a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e empresas novas e mais antigas. 

“Foi muito positivo porque não é uma experiência só acadêmica. Sou mais do mercado de empresa privada e houve muita troca. Teve empresa que o próprio CEO recebeu a gente para contar sobre os desafios”, revela, referindo-se à simbiose de teoria e prática que estão nas missões da Pós-Unifor. 

Para ela, a experiência agregou bastante à sua atuação profissional de volta ao Brasil, pois foi possível trazer exemplos de respostas a desafios comuns e adaptar soluções para a empresa familiar onde ela atua.


“Saímos da caixinha do que era o conteúdo do mestrado para ver o mundo lá fora de uma forma mais explícita porque estávamos vivenciando aquela prática”
Flávia Albuquerque, egressa do Mestrado Profissional em Administração

Missões nacionais para ampliar possibilidades

Dentro do Brasil também há muito o que buscar, não podemos negar. A Unifor também disponibiliza aos estudantes missões nacionais para ampliar o conhecimento e as vivências interestaduais.

Advogada, graduada em Direito e pós-graduanda em Processo Civil na Unifor, Lívia Gentil participou, em setembro deste ano, da Missão São Paulo. O objetivo era apresentar aos alunos a inovação, criatividade e como tem sido a dinâmica de grandes empresas e escritórios de advocacia da maior metrópole do país.  

“Pudemos entrar em contato com culturas de mercado completamente distintas do que estamos acostumados”, conta Lívia. Foram cinco dias de imersão com visitas a escritórios, empresas e até startups renomadas.


“Foi uma virada de chave para a forma como eu via o mercado da advocacia e de como eu estava planejando meu futuro profissional. Tivemos a oportunidade de conhecer grandes profissionais, desde advogados ao DPO de ‘unicórnios’ do nosso país. Foi um verdadeiro estímulo para investir cada vez mais em cursos, conhecer o mundo das startups e continuar me profissionalizando”
Lívia Gentil, pós-graduanda em Processo Civil pela Unifor

A experiência fez a aluna mudar suas escolhas no meio do percurso para alcançar seus anseios profissionais. Lívia conta ter retornado com uma nova visão de mercado, de cultura no trabalho e da forma operacional de um empreendimento e de um escritório de advocacia. 

“Foi muito além de visitas, foi o contato direto com uma gama de saberes que expandiram nossa mente para o diferente, para o novo, para o inovar. Afinal, tudo isso não é o futuro, mas sim o presente, é o agora”, celebra.

Novo destino: a capital do Brasil

Uma experiência semelhante foi vivida por Amanda Noca, desta vez com destino à capital do País, Brasília. Aluna da Especialização em Direito Processual Civil, ela estava ansiosa para visitar as principais instituições jurídicas e políticas brasileiras, onde o futuro do Brasil é traçado. Mas aí veio a pandemia em 2020, as Missões foram suspensas e, somente neste ano, ela conseguiu realizar a viagem acadêmica e profissional.

Em Brasília, conheceu os tribunais superiores, o Congresso, os tribunais de contas, escritórios de advocacia e até o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Foi uma experiência super enriquecedora profissionalmente e como pessoa”, lembra. Para ela, foi muito importante sair do estudo da literatura jurídica e mergulhar na prática. No final da Missão, ela diz ver muitas portas de possibilidades abertas para seu futuro.


“A gente tem a oportunidade de fazer um networking muito interessante. E vemos a experiência de advogados nos escritórios, de servidores e até de embaixadores, que passaram um pouco da sua experiência. Aprendi muito com a fala de cada um”
Amanda Noca, aluna da Pós-Graduação em Processo Civil

A regra é expandir os horizontes

A professora Christina Praça explica que as Missões da Pós-Unifor fazem parte de um processo de ampliação de horizontes e internacionalização. É uma forma de dar condições ao aluno para vivenciar outras realidades, agregando valor à sua formação e contribuindo para um olhar global sobre a ciência, a sociedade e a cultura.


Diretora da Pós-Unifor, professora Christina Praça (Foto: Ares Soares)

“A internacionalização da Universidade e dos programas de pós-graduação também é fortalecida por esse tipo de estratégia”, acrescenta. Isso porque muitos dos docentes dos mestrados e doutorados da Unifor têm relevantes parcerias com professores de outras instituições no Brasil e em outros países, o que é fortalecido por essas Missões. Tal fato ainda amplia nossa produção científica e visibilidade internacional.

E não faltam diferenciais no programa: por meio dele, explica Christina, o estudante vivencia novos cenários, culturas e realidades. Também realiza cursos em organizações de renome nacional e mundial, com uma intensa aproximação de seus docentes e discentes com outros professores e pesquisadores de renome. Em meio a tudo isso, a Unifor ainda amplia parcerias com instituições educacionais e de mercado com sólida tradição e excelência.

Os planos para o ano que vem já estão a todo vapor! Em setembro de 2023, por exemplo, acontecerá a Missão Itália: Vinhos e Indústria. Não dá pra perder, né? Garanta já sua vaga realizando a inscrição ainda este ano.