null Descubra quais são as tendências de moda em 2022

Seg, 24 Janeiro 2022 09:41

Descubra quais são as tendências de moda em 2022

Este ano, a aposta está nos brilhos, roupas coloridas e cortes de cabelo ousados


As roupas com brilho são tendência para o ano de 2022, segundo o Pinterest Predicts (Foto: Getty Images)
As roupas com brilho são tendência para o ano de 2022, segundo o Pinterest Predicts (Foto: Getty Images)

O Pinterest, rede social de compartilhamento de fotos, divulgou o Pinterest Predicts 2022, seu relatório anual responsável por levantar tendências a partir do estudo das palavras-chave e buscas feitas pelos seus milhões de usuários. De acordo com a própria plataforma, as pessoas usam o Pinterest para planejar o futuro, então, com o algoritmo funcionando ao seu favor, a rede já sabe, ou ao menos tem uma sórdida ideia, de quais trends serão predominantes ao decorrer do ano. 
 
A precisão do relatório é incrível. Para 2021, a maior plataforma de inspirações da internet acertou 8 em cada 10 previsões, e promete aumentar este número em 2022. Mas, o Pinterest não é o único a dar pitaco sobre o futuro do mundo da moda. Todo início de ano, diversos sites, redes sociais e blogs pipocam com especulações sobre o que vai bombar durante os 365 dias que estão adiante, e como as tendências são inerentes ao universo fashion, elas são feitas tanto por designers de moda como por estudiosos e amantes da área. 
 
Ao analisar a pesquisa feita pela plataforma, Renata Santiago, professora do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, explica um pouco sobre o que são, de fato, as tendências:
 



"Estamos falando de uma manifestação sociocultural, principalmente quando ela vem embasada e dentro de uma pesquisa de comportamento, que é algo que tem a ver com o mapeamento da cultura, da juventude, da política. É uma teia de relações, um complexo, um emaranhado de referências que profissionais de áreas diversas estudam numa pesquisa como essa", Renata Santiago, professora do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza.  

De acordo com a docente, as tendências são como pistas do tempo, da memória e do que está acontecendo no presente. No fim do ano passado, Santiago fez um mapeamento para um workshop de macrotendências e tendências para 2022 e 2023, e conta que destacou uma moda que vai trabalhar o empoderamento, os movimentos da juventude, e que as pessoas vão passar a pensar no vestuário como uma voz. Transparência, consciência social e micropolíticas também são aspectos presentes nesse novo momento. 
 
Para Juliana Brasil, aluna do curso de Design de Moda, a pandemia foi um grande acelerador de tendências:

"Enquanto nos últimos dois anos a tendência era conforto e roupas mais casuais, tendo em vista que as pessoas estavam em casa, trabalhavam em casa e não tinham previsão de quando iriam sair, em 2022 a coisa mudou um pouco de figura e as passarelas trouxeram visuais mais extravagantes, que incluíam brilho e muita sensualidade", Juliana Brasil, estudante do curso de Design de Moda da Unifor.  

Com tantos estudos, especulações e influências, principalmente das redes sociais, a máxima “nós somos o que vestimos” nunca foi tão real. Por isso, reunimos algumas trends que prometem dominar as passarelas, ruas e cômodos de casa para você ficar por dentro e incorporá-las ao seu próprio estilo e realidade. Confira: 

Assim como em 2021, o xadrez promete voltar com tudo este ano. Um tributo às décadas passadas, a estampa xadrez e suas diversas padronagens serão facilmente encontradas em saias, calças, casacos e vestidos. Para Renata, essa estampa vem para fazer um contraponto com o 'não ser quadrado', não ser careta. 

Um arco-íris no guarda-roupa

Não precisa mais olhar para o céu à procura de um arco-íris. Agora, basta olhar para as ruas e passarelas. Essa tendência, com suas muitas cores, estampas maximalistas e degradê, traz uma sensação de felicidade e momentos alegres, tão necessária em tempos pandêmicos. "Tenho visto cada vez mais looks e visuais coloridos nas ruas, o que mostra que as cores vieram mesmo para ficar esse ano", afirma a estudante.

Dormir nunca foi tão chique

Como consequência da pandemia e do home office, em 2021 esse estilo esteve em alta. Já em 2022, ele mostrou que veio para ficar, porém, dessa vez com pijamas que não deixam de lado o conforto, mas priorizam a sofisticação. Tecidos macios, como a seda, e camisolas mais elegantes são características dessa tendência.

De acordo com o Pinterest, depois da pandemia, a Geração Z vai querer mudar radicalmente o visual, e isso vai muito além do vestuário. O relatório constatou que os cortes mais pedidos serão os famosos mullets, estilo muito popular durante os anos 1980, os raspados e os coloridos. Não existe regra, o importante é ousar!

"Há uma profusão de cores, de formas, de penteados bem armados, ousados, e acho isso tudo muito interessante. Essa explosão de expressão, uma certa liberdade criativa que também não deixa de ser uma forma de lidar com a dor", afirma a docente. 

Gente é para brilhar

Por fim, mas não menos importante, 2022 é o ano dos brilhos! Essa é a primeira tendência que aparece ao abrir o Pinterest Predicts, e diz que o lema dos gen z (como são conhecidos os nascidos entre a segunda metade de 1990 até o início 2010) é transformar acessórios de todos os tipos em protagonistas do estilo. 

Essa é a trend favorita de Juliana. "O brilho com certeza tem todo o meu coração. Roupas metalizadas, muito paetê, maquiagens luminosas, tudo isso tem tudo a ver com a minha personalidade, por isso, brilho é a minha tendência favorita para este ano e eu espero que ela se mantenha durante bastante tempo", afirma.