null Inscrições abertas para o Programa Cidadania Ativa

Ter, 6 Fevereiro 2024 10:53

Inscrições abertas para o Programa Cidadania Ativa

Ao todo, estão disponíveis sete projetos de responsabilidade social, que englobam diversas áreas do Direito. Inscrições seguem até o dia 2 de março


A iniciativa alcança pessoas de todas as idades, levando a consciência cidadã para além dos escritórios jurídicos (Foto: Ares Soares)
A iniciativa alcança pessoas de todas as idades, levando a consciência cidadã para além dos escritórios jurídicos (Foto: Ares Soares)

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, abre inscrições do Programa Cidadania Ativa (PCA) para o semestre 2024.1. Ao todo, estão disponíveis sete projetos de responsabilidade social, que englobam diversas áreas do Direito. Os interessados devem se inscrever no link abaixo até o dia 2 de março. 

Com encontros quinzenais e atividades de forma híbrida, os projetos alcançam pessoas de todas as idades, levando a consciência cidadã para além dos escritórios jurídicos. Os estudantes que permanecerem até o final do semestre receberão certificado de 30 horas/aula ou 60 horas/aula, válidos como atividade complementar. Vale destacar que só poderão participar no máximo de dois projetos por semestre.

Conheça os projetos 

Brincando com Livros

Liderado pela professora Ivanilda Sousa, o projeto “Brincando com Livros” objetiva levar temas do Direito por meio da linguagem lúdica da literatura infantil, da poesia, do teatro, da música, da dança, da pintura e dos desenhos, no intuito de despertar nos pequenos a consciência cidadã. A iniciativa promove o debate sobre temas de cidadania a partir das obras da literatura infantil para crianças da rede pública de ensino da educação infantil e ensino fundamental menor.

Direito Ambiental e Urbano

Liderado pela professora Sheila Pitombeira, o projeto “Direito Ambiental e Urbano” visa realizar palestras, debates e campanhas sobre a importância da preservação do meio ambiente e o risco da mudança climática, tendo como público-alvo escolas (crianças, adolescentes e adultos).

Direitos da Pessoa Idosa e PCD’s

Liderado pelo professor Marcus Vinícius, o projeto “Direitos da Pessoa Idosa e PCD’s” tem como objetivo a realização de palestras, debates e elaboração de material impresso e virtual sobre os direitos das pessoas idosas e PCD’s, especialmente na área previdenciária, com atividades lúdicas para o público.  

Direitos Civis para o Exercício da Cidadania

Liderado pelo professor Erick Cysne, o projeto “Direitos Civis para o Exercício da Cidadania” visa difundir direitos civis aos cidadãos, com palestras, debates, panfletagens para o público, sobre os direitos e deveres do cidadão. 

Educação Jurídica Comunitária

Liderado pelo professor Robério Carvalho, o projeto “Educação Jurídica Comunitária” tem o objetivo de realizar palestras em escolas públicas sobre diversos temas relacionados ao universo do Direito, para adolescentes e adultos.

POD Cidadania

Liderado pelo professor Erick Cysne, o projeto “POD Cidadania” realiza podcasts, divulgando direitos e instituições de proteção ao cidadão, com bate-papo com profissionais que se destacam em suas carreiras jurídicas, conhecendo suas trajetórias de vida e profissional.

+ Confira o prmeiro episódio do POD Cidadania aqui

Quinta Literária

Liderada pela professora Ivanilda Sousa, o projeto “Quinta Literária” objetiva realizar debates dos clássicos da literatura brasileira e estrangeira por viés jurídico, literário, sociológico, econômico, psicológico, filosófico e jornalístico, ou seja, de forma interdisciplinar, por meio do lúdico, com  estudantes de escolas públicas.

Sobre o Programa Cidadania Ativa

Criado em 2001, o Programa Cidadania Ativa, do CCJ, é uma prática de responsabilidade socioambiental da Unifor. Constitui-se em uma forma inovadora de integrar os corpos docente e discente da Universidade no desenvolvimento voluntário de atividades voltadas para a conscientização de direitos nas comunidades.

Alunos e professores voluntários do curso de Direito da Unifor desenvolvem, por meio de projetos específicos, palestras, reuniões, apostilas, folders e cartilhas, com o objetivo de fortalecer a cidadania, levando o conhecimento jurídico até a comunidade.

Serviço

Inscrições para o Programa Cidadania Ativa
Período: até o dia 2 de março
Inscrições: Clique aqui 

Mais informações: programacidadaniaativa@unifor.br / 3477-3304 / 98668-9449 (Whatsapp)