null Moda sustentável: Cursos de Moda produzem roupas upcycling para crianças da Escola Yolanda Queiroz

Qui, 8 Fevereiro 2024 18:13

Moda sustentável: Cursos de Moda produzem roupas upcycling para crianças da Escola Yolanda Queiroz

Projeto foi realizado na disciplina de Ateliê de Confecção para reutilizar materiais de fardamento em bom estado que seriam descartados


Iniciativa surgiu após a Reitoria da Universidade de Fortaleza identificar numerosos resíduos têxteis que seriam jogados fora (Foto: Getty Images)
Iniciativa surgiu após a Reitoria da Universidade de Fortaleza identificar numerosos resíduos têxteis que seriam jogados fora (Foto: Getty Images)

Os cursos de Moda e Design de Moda da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, têm se destacado por sua participação em diversas ações e eventos que evidenciam a qualidade e a capacitação de sua formação para os alunos. Tais iniciativas, inclusive, proporcionam um retorno positivo para a sociedade e o meio ambiente.

Nesse contexto, os estudantes da disciplina de Ateliê de Confecção se empenharam na produção de peças upcycling — movimento que transforma resíduos têxteis em novas roupas, expandindo o ciclo de vida dos produtos. Promovendo a integração entre questões ambientais e sociais, os itens serão doados aos alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz.

O projeto teve origem a partir de uma solicitação da Reitoria da Unifor, que identificou um grande volume de resíduos têxteis provenientes do descarte de uniformes de funcionários que deixavam a instituição. Diante disso, a coordenação dos cursos de Moda foi acionada para desenvolver alternativas de reutilização e gestão desses materiais.

Foi então que Priscila Medeiros, coordenadora e professora das graduações, levou o projeto para o Ateliê de Confecção. Essa disciplina é focada em instigar nos alunos habilidades inerentes à costura e confecção de peças.


Estamos desmontando as fardas e utilizando-as para criar novas peças. Em parceria com a Escola Yolanda Queiroz, estamos produzindo roupas infantis para as crianças. Nosso objetivo era receber esses uniformes descartados e repensar como poderíamos utilizá-los de forma criativa e sustentável.” — Priscila Medeiros, coordenadora e professora dos cursos de Moda

Com o encaminhamento do projeto, os alunos de Moda produziram mais de 100 peças para as crianças, como vestidos, shorts, blusas e macaquinhos. Segundo Priscila, os estudantes estavam entusiasmados com a proposta, pois além de atender uma responsabilidade ambiental, “eles reconhecem que a indústria da moda é um dos setores que mais impacta negativamente o meio ambiente”.

“Além disso, o projeto também despertou motivação por envolver uma questão social significativa, como a doação das peças para as crianças da Escola Yolanda Queiroz”, complementa a docente. A seguir, confira algumas das peças produzidas.

Envolvimento didático

O projeto — que contou com a participação dos professores Ricardo Bessa e Flávia Dias, a monitora Ana Virgínia e a pilotista Fatinha — estimulou nos alunos uma nova forma de trabalhar com tecidos.

A partir do momento em que eles lidaram com algo que seria descartado, foram desafiados a desmontar a peça, refletir sobre sua composição e propósito original. Em seguida, tiveram que ressignificá-la, conferindo-lhe um novo sentido e utilidade

Tal abordagem não apenas promoveu a criatividade dos estudantes, mas também os incentivou a repensar o ciclo de vida dos materiais têxteis, incorporando valores de sustentabilidade e consciência ambiental em sua prática acadêmica.


Os estudantes de Moda tiveram a oportunidade de se conectar com a questão socioambiental por meio do upcycling (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com Priscila, de maneira tradicional, os alunos precisariam desembolsar recursos financeiros para adquirir tecidos para suas práticas. Porém o projeto da Reitoria da Unifor os auxiliou nesse quesito, promovendo a reutilização de materiais e incentivando os discentes a repensar e atribuir novos significados às peças.

“Além disso, a iniciativa estimula o desenvolvimento do processo criativo dos estudantes. Podemos afirmar que esse projeto foi extremamente positivo e enriquecedor”, destaca a professora. Para o próximo passo, a coordenação do curso planeja, após as doações serem realizadas, produzir um desfile para apresentar o projeto.

Quer estudar Moda?

Os cursos de Moda e Design de Moda da Universidade de Fortaleza destacam-se pela capacidade reflexiva e por adotar uma visão crítica e sistêmica do setor fashion, permitindo a interpretação de eventos políticos, sociais e culturais.

Lá, os estudantes recebem uma formação abrangente que os prepara para atuar de forma multidisciplinar em todas as etapas do ciclo produtivo dos diversos segmentos da moda. São capacitados para desempenhar funções — como consultores, assessores técnicos, gestores, modelistas, figurinistas, entre outras —, garantindo uma preparação completa e versátil para o mercado de trabalho.