null Painel “Encontros” ganha vídeo case produzido pela 365 Lab

Sex, 9 Fevereiro 2024 17:51

Painel “Encontros” ganha vídeo case produzido pela 365 Lab

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor registraram o processo criativo do artista Thyago Cabral no desenvolvimento do mural artístico do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz


A obra está aplicada em torno do canteiro de obras do complexo, localizado na Avenida Washington Soares (Foto: Ares Soares)
A obra está aplicada em torno do canteiro de obras do complexo, localizado na Avenida Washington Soares (Foto: Ares Soares)

“A palavra ‘encontro’ é o que dá um norte” define Talita Guimarães,  coordenadora da 365 Lab, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, sobre o vídeo case lançado que conta o processo de criação do mural “Encontros”. A arte, de autoria de Thyago Cabral e Antônio Sandes, do Baião Studio, está aplicada em torno do canteiro de obras do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, localizado na Avenida Washington Soares.

Para registrar a intenção da obra, a equipe formada por Luana Melo, Pedro Victor, Leonardo Guimarães, Orlando de Souza, Antônio Guilherme e Gabriel Freitas organizaram um mini documentário onde Thyagão – como gosta de ser chamado – conta quais foram suas inspirações no processo da arte que durou 15 dias, do traço de suas ilustrações desenvolvidas ainda quando era aluno da instituição e do sentimento de há tanto tempo fazer parte do grupo Edson Queiroz. 

“Comecei a trabalhar no grupo como auxiliar administrativo junior na empresa Diário do Nordeste com 19 anos. Depois eu fui para o Marketing, fiquei 14 anos, trabalhei na Esmaltec e atualmente trabalho no Diário do Nordeste como chargista. Me formei na Unifor, né? Então a minha relação com o grupo Edson Queiroz sempre foi como colaborador” relata Thyago.

Encontro de vivências

A Diretoria de Comunicação e Marketing da Unifor, em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda da instituição e o Baião Studio uniram-se para desenvolver o mini doc que é dividido em 3 atos: “Encontros Amorosos”, focando na história de Yolanda e Edson, como a história deles inspirou a arte e o nome do complexo cultural. Depois, em “Encontros Acadêmicos”, Thyagão fala de sua relação com a Unifor e das referências postas nas telas. Por último, sobre suas pesquisas, o “Encontro dos encontros”. Thyagão e Antônio contaram com as biografias de Edson Queiroz, as quais também citam muito sua esposa, Yolanda, na construção da arte, e como eles também misturaram com suas próprias histórias e atravessamentos.

“A gente teve a ideia de transmitir isso como a ideia de encontros, o  complexo é o encontro dos encontros” reflete a redatora Luana Melo, roteirista do vídeo. Uma das razões para a construção da arte é adiantar a representação do que será o Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz. “A gente imagina que vai ser um local onde várias histórias vão acontecer e onde vários encontros acadêmicos, amorosos e profissionais vão acontecer”, completa a estagiária.

A produção pode ser encontrada no canal do youtube da agência 365LAB e no site do Baião Studio

Aprimorar experiências

A 365 Lab é um laboratório de criação e experiência. Quando recebem demandas institucionais, como a da elaboração do vídeo, as equipes passam pelo mesmo processo de uma agência profissional. Para a coordenadora Talita, “é muito importante para eles ter o contato real com prazo, com pressão, com olhar tanto do cliente interno, quanto também do artista. Então essa é a vivência concreta do que eles vão ter no mercado”. 

Para Leonardo Guimarães e Guilherme Lima, agentes da produção, o que mais foi trabalhado foi a habilidade prática da espera, “foram muitos takes e no processo de edição de vídeo em si é preciso ter muita paciência” afirma Leonardo. “Tem que fazer os cortes e você não pode cortar algo que vai diminuir a história, tudo tem que fazer sentido. No final das contas foi muito difícil transformar um vídeo de 20 minutos em 5. Tivemos que ouvir várias e várias vezes”, completa Guilherme. 

Luana, redatora e roteirista, diz se sentir contemplada por ter feito parte desse registro do que será algo muito maior: “porque o complexo vai ser muito importante, e fazer parte disso de alguma forma, mesmo que de forma indireta, é muito importante pra minha experiência de trabalhar na produção”.

Confira o vídeo case sobre o painel "Encontros"