null Últimos dias para conferir exposições “50 Duetos” e “21ª Unifor Plástica”

Seg, 24 Janeiro 2022 16:56

Últimos dias para conferir exposições “50 Duetos” e “21ª Unifor Plástica”

As mostras seguem abertas para visitação presencial no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza até o início de fevereiro


Obras de Salvador Dalí (litografias) e Xico Stockinger (escultura em ferro e madeira)  dialogam na exposição 50 Duetos (Foto: Ares Soares)
Obras de Salvador Dalí (litografias) e Xico Stockinger (escultura em ferro e madeira) dialogam na exposição 50 Duetos (Foto: Ares Soares)

Que tal fazer um passeio pela arte? As mostras “50 Duetos” e “21ª Unifor Plástica” seguem em cartaz no Espaço Cultural Unifor até o dia 6 de fevereiro e dia 13 de fevereiro, respectivamente. As exposições recebem visita presencial de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Abertas ainda em 2021, as mostras têm recebido um bom fluxo de visitantes, entre crianças, jovens, turistas e público em geral. Para a professora Adriana Helena,  gestora do Espaço Cultural Unifor, a visita às mostras é “uma oportunidade única de fruição com as obras de arte do acervo de arte da Fundação Edson Queiroz”. “A exposição ‘50 Duetos’ possibilita reflexões, pensamentos e interpretações. Já na Unifor Plástica, o público tem a oportunidade de conhecer trabalhos desenvolvidos por artistas cearenses, não só de Fortaleza, mas do Estado do Ceará e refletir como os saberes tradicionais e não-hegemônicos têm sido convocados pela produção artística contemporânea”, resume a gestora.


A mostra 50 Duetos reúne mais de 100 obras de arte (Foto: Ares Soares)

50 Duetos

Aberta oficialmente no dia 23 de março de 2021, de forma virtual, a “50 Duetos” comemora os 50 anos da Fundação Edson Queiroz (FEQ) e reúne mais de 100 obras do acervo da Fundação, considerado um dos mais importantes do Brasil. Nela estão trabalhos de artistas de diferentes épocas, nacionalidades e técnicas. A exposição conta ainda com experiências sensoriais despertadas pelos áudios, vídeos e músicas que complementam as referências ao público.

De acordo com a curadora da “50 Duetos”, Denise Mattar, a mostra estabelece um diálogo entre os trabalhos e oferece ao espectador a oportunidade de refletir e pensar sobre arte. “A proposta é estabelecer conexões entre as obras que foram elencadas duas a duas, formando duetos. Esses diálogos foram criados das mais diversas formas: por paralelismos visuais, por afinidades temáticas… Tem obras de diferentes artistas de diferentes épocas, períodos e técnicas, o que permite que a gente veja a consistência da criação”, explica a curadora.


Série Retratos da dor, 2021, de Mario Sanders (bordado sobre tela)

Unifor Plástica 

Com o tema “Corpo Ancestral”, a 21ª edição da Unifor Plástica traz as relações entre tempo, temporalidade, presentificação e aborda a questão de como a tradição pode conviver com pensamentos atuais. Para isso, ela apresenta obras de artistas cearenses e nacionais numa exposição dividida em três partes: “Pós-utopia”, “Escritas de Si” e “Natureza”. A exposição tem curadoria de Marcelo Marcelo Campos e Pollyana Quintella.

Aberta no dia 19 de outubro de 2021, durante o Mundo Unifor, a mostra presta ainda uma homenagem a três grandes nomes da história da arte do Ceará. Os homenageados são a artista visual Nice Firmeza (1921-2013), o pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho (1949-2021) e a artista Letícia Parente (1930-1991), que esteve presente na primeira Unifor Plástica, realizada em 1973, mesmo ano de inauguração da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

SERVIÇO:

50 Duetos 
Curadoria: Denise Mattar
Em cartaz até dia 6 de fevereiro
 
21ª Unifor Plástica – Corpo Ancestral
Curadoria: Marcelo Campos e Pollyana Quintela
Em cartaz até dia 13 de fevereiro

Visitação: terça a sexta-feira, de 9h às 18h | Sábados e domingos, de 10h às 18h
Local: Espaço Cultural Unifor (Avenida Washington Soares, 1321)
Entrada gratuita