null Egresso e professor da Unifor lançam livro que exalta patrimônio cultural cearense

A publicação, que envolve direito e cultura, será lançada neste sábado, 24, no  Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE)

A ilustração da capa é uma obra do artista Dim Brinquedim e o prefácio é de autoria do jurista italiano Tullio Scovazzi (Foto: Divulgação)

No sábado (24), a partir das 17h, será lançado o livro “É Disso Que O Povo Gosta: O patrimônio cultural no cotidiano da comunidade”, de autoria de Francisco Humberto Cunha Filho, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz -, e Allan Carlos Moreira Magalhães, Doutor e Pós-Doutor pela Unifor. O evento será realizado no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e contará com apresentação da professora Fabíola Bezerra, Doutora em Direito pela Unifor e coordenadora do Centro de Ciências Jurídicas da instituição.

A obra tem como objetivo dar dois enfoques ao patrimônio cultural: o de entendê-lo no agigantado dimensionamento conferido pela Constituição Brasileira, e o de tentar captá-lo o mais próximo possível daquilo que pode ser configurado como democracia cultural. No primeiro aspecto, a Constituição rompeu com a dicotomia natureza-cultura, quando, no rol de tal patrimônio, fez constar simultaneamente os sítios históricos e os ecológicos. Sobre o aspecto da democracia, investiga-se o que o povo entende por patrimônio cultural, e neste universo, o que de fato importa para as pessoas comuns.

A democracia cultural remete ao direito de destaque a todas as culturas presentes em uma sociedade, garantindo que todas tenham acesso igualitário aos recursos e oportunidades para se expressarem e se desenvolverem plenamente, bem como os indivíduos que a habitam. Os autores ressaltam a relação desse termo com a perspectiva constitucional, apresentando suas ramificações.

O livro conta com prefácio bilíngue do jurista italiano Tullio Scovazzi, e obra do artista Dim Brinquedim na capa da publicação.

Para favorecer elementos da cultura local, os que adquirirem um exemplar do livro serão brindados com um pião de madeira e serão servidos com chegadinha e dim-dim.

Sobre os autores

Francisco Humberto Cunha Filho
Professor do PPGD da Universidade de Fortaleza. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Culturais. Professor Visitante da Universidade de Milão – Bicocca. Membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas e do Instituto dos Advogados do Ceará. Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais. Advogado da União.

Allan Carlos Moreira Magalhães
Professor do PPGDA da Universidade Estadual do Amazonas. Colíder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais. Doutor e Pós-Doutor pela Universidade de Fortaleza. Membro e Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais. Advogado da União.

Lançamento livro “É Disso Que O Povo Gosta: O patrimônio cultural no cotidiano da comunidade”
Data: 24 de fevereiro de 2024
Horário: a partir das 17h
Local: Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (Av. Barão de Studart, 410 - Meireles)