null Pesquisas sobre manobra de pronto-socorro contra engasgo inspiram criação de projeto de lei em Fortaleza

Qua, 1 Setembro 2021 17:59

Pesquisas sobre manobra de pronto-socorro contra engasgo inspiram criação de projeto de lei em Fortaleza

Os estudos desenvolvidos na Universidade de Fortaleza alertam para o desconhecimento da “manobra de Heimlich”, técnica cuja disseminação pode salvar vidas


Manobra de Heimlich é uma ação simples que cujo desconhecimento em emergências pode resultar em graves consequências (Foto: Getty Images)
Manobra de Heimlich é uma ação simples que cujo desconhecimento em emergências pode resultar em graves consequências (Foto: Getty Images)

Em 1974, o médico estadunidense Henry Heimlich apresentou à comunidade científica um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas que, por sua fácil aplicabilidade, logo tornaria-se popular: a “manobra de Heimlich”. Apesar de simples, executar essa técnica de pronto-socorro às pessoas durante ocorrência de engasgo – o indivíduo “aperta” a traqueia da vítima abraçando-a por trás – é uma ação que causa dúvidas na população em geral, muitas vezes despreparada para situações de risco. 

No intuito de alertar para esse desconhecimento da técnica e auxiliar em sua disseminação, o curso de graduação e o Programa de Mestrado Profissional em Odontologia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, desenvolveram pesquisas e ações de impacto relacionadas ao assunto. O resultado obtido conquistou retorno positivo por parte de órgãos públicos, influenciando na aprovação de um projeto de lei pela Câmara Municipal de Fortaleza que visa a obrigatoriedade de cartazes explicando a manobra de Heimlich em estabelecimentos gastronômicos.


O Prof. Dr. Saulo Ellery está à frente da orientação de pesquisas
sobre a manobra de Heimlich (Foto: Ares Soares)

“A manobra de Heimlich foi preconizada e desenvolvida para uma ampla massificação dos cuidados de primeiros-socorros à vida”, explica o professor Saulo Ellery, coordenador do curso de Odontologia da Unifor e principal orientador das pesquisas sobre o assunto na Universidade. “Seu estudo dentro da Odontologia tem um valor muito importante, porque trabalhamos com o paciente deitado e usando peças pequenas que, por acidente, podem levar o paciente a ter uma obstrução das vias aéreas. Então o dentista, de um modo geral, tem que estar preparado para a realização da manobra de Heimlich”, ele conta. 

O interesse do docente em desenvolver um projeto de pesquisa relacionado à técnica de Henry Heimlich surgiu em 2019, após uma viagem internacional. Saulo detalha ter percebido que, em alguns países onde existe uma cultura forte de prevenção a acidentes, estabelecimentos da área de alimentação exibiam cartazes explicando a manobra Heimlich. “Esse foi o insight que nós tivemos para o desenvolvimento desse projeto, visando trazê-lo para a sociedade brasileira por meio da Odontologia. A gente pensou em como massificar esse conhecimento”, observa o professor.

Por que conhecer a manobra de Heimlich?


Maíra Lemos deparou-se com os números espantosos em sua pesquisa de TCC 
(Foto: Acervo Pessoal)

“De início eu não tinha a dimensão da relevância e relação direta desse tema com a Odontologia, mas aceitei o desafio”, afirma Maíra Lemos, que concluiu o curso de graduação em Odontologia da Unifor em julho deste ano com o trabalho de conclusão “Avaliação do grau de conhecimento da manobra de Heimlich entre estudantes de nível superior da Universidade de Fortaleza”, orientado pelo professor Saulo Ellery. 

A ideia explorada pela jovem profissional na pesquisa era simples: analisar o quão popular era a técnica de salvamento criada por Heimlich em meio ao corpo estudantil. As respostas, entretanto, trouxeram uma surpresa negativa. “Obtivemos resultados impactantes, que mostraram baixo nível de conhecimento tanto a respeito dos sinais de uma obstrução das vias aéreas como sobre atuação diante dessa ocorrência, inclusive entre os estudantes de cursos da área da saúde, o que fortalece ainda mais a necessidade de políticas públicas que favoreçam a propagação de informações sobre o assunto”, alerta Maíra.

Por apontar o alarmante desconhecimento acerca da manobra de Heimlich, o TCC produzido pela egressa trouxe insumos que justificassem a pertinência do projeto de pesquisa em desenvolvimento na Unifor. “Me surpreendi ao analisar os dados disponíveis, que mostravam grande incidência de quadros fatais envolvendo engasgo e que estes seriam facilmente revertidos pela administração de uma manobra de fácil execução e que exige apenas treinamento da população”, complementa a recém-graduada. 

Passando o conhecimento adiante


Dissertação de Murilo Teixeira chamou a atenção de autoridades cearenses
(Foto: Ares Soares)

“Achei extremamente interessante realizar uma pesquisa sobre esse assunto, pois é importante para o meio acadêmico que consigamos chegar ao maior número de pessoas possível. Esse é um dos pilares do Mestrado Profissional”, conta Murilo Teixeira, pesquisador discente do Programa de Mestrado Profissional em Odontologia da Pós-Unifor. Ele, que cursou a graduação na Universidade de Fortaleza, foi atraído para o projeto a convite do professor Saulo no início de 2020, quando decidiu retornar à instituição para perseguir o grau de mestre. 

Intitulada “Manobra de Heimlich para capacitação aos primeiros-socorros em engasgos alimentares”, a dissertação de Murilo foi realizada em paralelo com o trabalho de Maíra, e traz um levantamento sobre o alto número de entradas nos hospitais de pacientes acometidos por obstrução de vias aéreas. Como amenização da problemática, ele sugere a instalação de um cartaz explicativo com tutorial da manobra de Heimlich em ambientes que comercializem alimentos, sendo esses locais mais propícios ao engasgo. O cartaz teria ainda um QR Code com redirecionamento para vídeo explicativo, transmitindo a informação de maneira mais efetiva para pessoas com familiaridade maior a esse tipo de mídia.

“É um projeto relativamente simples de ser executado, com custos baixos de execução, inclusive de preparo das pessoas, e com grande impacto para sociedade. A partir dessa ação, conseguimos massificar e chegar ao maior número possível de população apta para executar a manobra de Heimlich. Consequentemente, evitamos a ocorrência de tragédias relacionadas a uma coisa tão corriqueira que é a alimentação”, detalha Murilo.

Devido à pandemia, o projeto só pôde iniciar seus testes-piloto com os cartazes em 2021, após a reabertura dos estabelecimentos de alimentação. A aceitabilidade da ação, no entanto, foi ampla e rápida: após tomar conhecimento da proposta, a Câmara Municipal de Fortaleza transformou-a em um projeto de lei já aprovado, que reconhece a importância de disseminar a referida técnica de pronto-socorro para salvar vidas.

“Após a aprovação do projeto, chegamos a receber vários depoimentos de pessoas relatando situações de risco em que, por sorte, foram auxiliadas por alguém preparado para executar a manobra de Heimlich. Por outro lado, também ouvimos de muitos colegas profissionais de saúde, que na teoria estariam capacitados para executar esse tipo de manobra, que infelizmente não estavam preparados para realizá-la em casos de emergência”, compartilha o mestrando. 

Ao perceber o quão longe o trabalho realizado em parceria com o professor Saulo e Murilo, Maíra não esconde o sentimento de recompensa: “Sinto alegria e orgulho imensos em, ainda no início da minha trajetória como profissional de saúde, fazer parte dessa força unida pela disseminação de informação sobre a área de suporte básico de vida, é maravilhoso ver um trabalho seu fortalecer projetos de grande impacto”.

Abaixo, veja vídeo de como realizar a manobra de Heimlich.

Odontologia é na Unifor

A graduação em Odontologia da Unifor é destaque no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais capazes de prevenir, diagnosticar, planejar e tratar as mais diversas situações que afetam a saúde bucal. O curso possui Nota 4 (de 5) em Conceito de Curso (CC) pelo Ministério da Educação (MEC) e incentiva constantemente os discentes a ingressar na pesquisa acadêmica, por meio da seleção em editais nacionais de referência como o Pró-Sáude e o Pet-Saúde. 

Além disso, a Universidade conta com estruturas como o Núcleo de Experimentação Animal, dotado de diversas linhagens de animais de pequeno e médio porte para pesquisa pré-clínica, e o Laboratório de Histopatologia, que é referência para o processamento de peças anatômicas oriundas de biópsias realizadas em todo o Estado do Ceará.

O Mestrado Profissional em Odontologia, por sua vez, é um curso pioneiro no Ceará. Ele se diferencia do acadêmico por possuir atividade clínica, a partir da qual os alunos executam procedimentos clínicos inovadores, com novos materiais e novas tecnologias; além de desenvolverem produtos técnicos, como a criação de aplicativos e materiais didáticos em mídia, a exemplo de vídeos com orientações para casos de urgência. 

“Um dos objetivos principais do Mestrado Profissional é apresentar produtos que possam impactar na sociedade”, observa Eduardo Diogo, coordenador do Programa. “Outro fator de impacto é a produção conjunta entre aluno e professor, que tem forte relevância para a Capes”, acrescenta ele. O programa oferta periodicamente vagas destinadas às seguintes linhas de pesquisa: “Estudos Clínicos em Odontologia”; “Propriedades biomecânicas, físico-químicas e biocompatibilidade dos materiais odontológicos; e “Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde”.