UNIFOR Universidade de Fortaleza

Uma flor está em destaque junto à fachada da Unifor ao fundo.

 

"Educação é gênero de primeira necessidade e investimento prioritário". Essa foi a frase proferida pelo criador da Universidade de Fortaleza, então chanceler Edson Queiroz, por ocasião do discurso de sua inauguração, em 1973.

A ideia da criação da Universidade de Fortaleza não foi motivada meramente por estudos de mercado que revelavam a carência do sistema educacional do estado. Edson Queiroz planejava uma instituição “viva” atuando decisivamente no processo de desenvolvimento da região.

Ele a queria para provocar a mudança do status social e econômico de seus beneficiários, com efeitos positivos para as famílias e para a comunidade. Para Edson Queiroz, "a Universidade de Fortaleza não pertence à Fundação Edson Queiroz: pertence a todos. A obra é de cunho nacional e todos os que aqui se formarem serão úteis à nação". Desde então, o ideal de Edson Queiroz se materializou nos mais de 100 mil profissionais graduados e mais de 7 mil pós-graduados.

 

Chanceler Edson Queiroz

Educação é gênero de primeira necessidade e investimento prioritário.

Chanceler Edson Queiroz

A melhor do Brasil

Ranking THE

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, segundo o ranking educacional britânico Times Higher Education (THE).

Indicadores

Das instituições brasileiras presentes no ranking, só a Universidade de Fortaleza subiu de posição, após ser bem avaliada em todos os critérios da pesquisa.

Capacete Elmo

A Unifor vem realizando elevados investimentos em pesquisas sobre o novo coronavírus e participou do desenvolvimento do capacete Elmo, que ajuda no combate à pandemia de Covid-19.

Retorno social

Por meio de recursos financeiros e humanos, a Universidade de Fortaleza fortalece estudos em diferentes áreas do conhecimento, beneficiando toda a sociedade.

 

Estrutura

A Universidade está instalada em um campus de 490 mil metros quadrados, onde se encontra uma megaestrutura com cerca de 300 salas de aula e mais de 400 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa.

 

Qualidade e excelência

Corpo docente altamente qualificado

Composto de 1.100 professores, com mais de 80% de mestres e doutores, é responsável pela supervisão de centenas de projetos de pesquisa no domínio científico, tecnológico, artístico e cultural.

Processos integrados

Todos os processos acadêmicos e administrativos da Instituição estão integrados, possibilitando à comunidade acompanhar, virtualmente, em um mesmo ambiente, procedimentos didático-pedagógicos, acessar avançadas bases de dados para pesquisa e utilizar os recursos da educação a distância.

Reconhecimento nacional e internacional

A maturidade acadêmica da Universidade de Fortaleza não veio por acaso. É fruto do trabalho de profissionais que lutam e desejam que, pela educação, pelo ensinar e pelo aprender diário, se construa a sociedade justa e humana no mundo melhor que queremos.

Capacidade instalada

A Universidade está em um campus de 490 mil metros quadrados, onde se encontram uma megaestrutura com cerca de 300 salas de aula e mais de 400 laboratórios especializados.